Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Cenário da profissão farmacêutica e atribuições do CRF/MS são temas de palestra na UFMS

Abrão ressaltou que o papel do CRF/MS é o de fiscalizar o exercício da profissão farmacêutica

O presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, bateu um papo com acadêmicos do 3º e 5º semestre de Farmácia da UFMS nesta quarta-feira. Abrão realizou a palestra “Um mercado a espera do novo Farmacêutico”, esclarecendo dúvidas dos estudantes quanto ao cenário da profissão em Mato Grosso do Sul.

Abrão ressaltou que o papel do CRF/MS é o de fiscalizar o exercício da profissão farmacêutica para assegurar que a população tenha um profissional capacitado para atendê-lo.

Um dos pontos que Ronaldo destacou na palestra foi a grade curricular que forma o farmacêutico e como o profissional é classificado pela Organização Mundial de Saúde.

“O farmacêutico é um profissional sete estrelas, ele tem que ter obrigatoriamente essas sete qualidades: ser prestador de serviços farmacêuticos em uma equipe de saúde, capaz de tomar decisões, comunicador, líder, gerente, se atualizar permanentemente e ser um educador”, explicou.

Para atuar como farmacêutico, Ronaldo Abrão explicou o passo-a-passo que o recém-formado precisa seguir para estar inscrito no conselho regional. “Tudo o que vocês forem fazer na profissão, o CRF é o primeiro órgão a ser procurado para autorizar”, enfatizou.

Além da fiscalização, o CRF/MS funciona também como cartório, ao fazer identidade profissional do farmacêutico e fazer todas as autorizações documentais para o exercício da profissão.

Em relação à presença integral do profissional dentro das farmácias e drogarias, Abrão explicou que se faz necessário o cumprimento para que o farmacêutico tenha controle de questões básicas como origem, validade, acondicionamento e escrituração dos medicamentos. “E também orientar aos pacientes quanto ao uso racional dos medicamentos”, destacou.

Quanto ao piso salarial, Abrão declarou ver nos estudantes a esperança para juntos lutarem pela melhora da remuneração, enfatizando que é a categoria quem precisa se unir ao sindicato.

Para fechar a palestra, o presidente do CRF/MS convidou os acadêmicos para participarem do II Congresso Binacional, que será realizado em Ponta Porã, em agosto. Abrão ressaltou que é a oportunidade do contato com profissionais de renome de todo País, como o presidente do CFF, Walter Jorge Silva João, ex-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Irineu Keiserman Grinberg, além de representantes da Feifar e demais entidades da categoria.