CFF anuncia parceria com Anvisa na fiscalização
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou, no dia 25 de agosto, sua 375ª Reunião Plenária. Na ocasião, o Presidente do órgão, Jaldo de Souza Santos, anunciou uma parceria entre o CFF e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a realização conjunta de fiscalização às farmácias e drogarias.
As fiscalizações conjuntas visam a coibir a venda irregular de medicamentos (falsificados, contrabandeados, pirateados etc.). Para Souza Santos, a parceria agilizará a fiscalização e coibirá as práticas irregulares por parte das farmácias e drogarias de todo o País.
Unindo forças com órgãos de vigilância, teremos resultados mais efetivos, porque será fiscalizada a qualidade do medicamento vendido e a atuação do farmacêutico, acrescentou. Dr. Jaldo alertou os profissionais, no sentido de que não permitam a venda de medicamentos falsificados. O farmacêutico deverá denunciar qualquer prática ilícita aos Conselhos Regionais e aos órgãos de vigilância do Estado, disse.
Ainda constaram da pauta da Plenária a proposta de modificação da Resolução nº 401, que dispõe sobre a competência legal do farmacêutico especialista em Citopatologia ou Citologia Clínica para executar exames citopatológicos; e a implementação do convênio firmado entre o Conselho Federal de Farmácia e a Secretaria Estadual de saúde de Minas Gerais.