CFF e CRF/MS firmam parceria com SESAU para ação do Bem Estar Global
O evento será dia 24 de agosto
Na edição do Bem Estar de Campo Grande a Tenda da Farmácia trará uma novidade: em razão da alta prevalência da obesidade na população local, os farmacêuticos realizarão seus atendimentos focados na prevenção e controle do sobrepeso e da obesidade.
Nesta quinta-feira, 5 de julho, em reunião com o secretário de saúde de Campo Grande, Marcelo Luiz Brandão Vilela, a coordenadora do projeto no CFF, Josélia Frade, juntamente com a presidente do CRF/MS, Kelle Slavec, e a conselheira federal de Farmácia pelo estado, Márcia Saldanha, selaram o apoio da Prefeitura à ação.
A Secretaria de Saúde de Campo Grande (SESAU) designará uma equipe de farmacêuticospara apoiar os atendimentos no local da ação. Também garantirá a continuidade dos atendimentos aos pacientes que necessitarem de diagnóstico ou acompanhamento posterior. "É muito importante que a Prefeitura esteja alinhada com a ação, pois não queremos que o Bem Estar Global seja uma ação pontual, mas que de fato contribua para assegurar o devido acompanhamento ao paciente, provendo a efetividade dos seus tratamentos e, também, qualidade de vida", explica Josélia Frade.
Também participaram da reunião: o coordenador de assistência farmacêutica de Campo Grande, Amador Bonifácio, o assessor de gabinete da SESAU, Fauhber Cordeiro, o coordenador da atenção básica do município, Gabriel Valdes, e o supervisor médico da atenção básica do município, Saú Pereira Tavares.
No período da tarde Josélia Frade reuniu-se com os farmacêuticos e acadêmicos que participarão da ação para repassar as orientações gerais de como será o atendimento, e definir as atribuições de cada um.
Na Tenda da Farmácia serão oferecidos os seguintes procedimentos e serviços:
• Teste de glicemia e de colesterol capilar
• Medida da Pressão Arterial
• Orientação sobre o uso racional de medicamentos, adesão ao tratamento.
• Orientação sobre aplicação e rodízio de insulina e entrega de seletores de local de aplicação
• Educação em saúde sobre obesidade e doenças crônicas (diabetes, hipertensão e dislipidemia).
• Consulta farmacêutica com farmacêuticos clínicos;
• Encaminhamento de casos em que mesmo em tratamento o paciente não apresenta controle da doença ou que necessitam de diagnóstico médico;
• Orientação sobre descarte correto de medicamentos, com distribuição de folder sobre o tema e informação sobre os pontos de coleta da cidade da ação
• Entrega de etiquetas autocolantes e demonstração de como reciclar embalagens plásticas de parede rígida para descarte de seringa de aplicação de insulina, lancetas e tiras reagentes utilizadas pelos pacientes com diabetes.