CFF indica Wilson Hiroshi para compor GT sobre assistência farmacêutica
A Portaria vai discutir estratégias para a qualificação da assistência farmacêutica em redes prioritárias do SUS, com foco no serviço farmacêutico nas redes assistenciais
O vice-presidente do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia) do Estado de Mato Grosso do Sul, Wilson Hiroshi, foi indicado pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia) para compor o GT (Grupo de Trabalho) sobre assistência farmacêutica nos projetos prioritários do Ministério da Saúde. O GT foi criado pela SAS (Secretaria de Atenção à Saúde) através da Portaria Conjunta Nº 1, de 12 de Março de 2012, do Ministério da Saúde.
A Portaria vai discutir estratégias para a qualificação da assistência farmacêutica em redes prioritárias do SUS, com foco no serviço farmacêutico nas redes assistenciais prioritárias do Ministério da Saúde.
Para o vice-presidente do CRF/MS, Wilson Hiroshi, a escolha de seu nome foi conseqüência da participação direta na Comissão de Saúde Pública do Conselho Federal de Farmácia.
“A diretoria do CFF está realizando uma aproximação com o DAF (Departamento de Assistência Farmacêutica), do Ministério da Saúde, para que possamos trabalhar juntos em prol do desenvolvimento da Assistência Farmacêutica no SUS, inclusive com a participação de uma colega farmacêutica do DAF na comissão de saúde pública do CFF. A intenção é juntar forças com o DAF para potencializar as iniciativas que vem sendo realizadas pelas duas instituições”, avalia Hiroshi.
Segundo o vice-presidente do CRF/MS, o trabalho vai colocar o atendimento farmacêutico ao paciente como foco das discussões, além de debater qual será o papel do profissional nos programas estratégicos do Ministério, como estratégia de saúde da família, saúde mental, urgência/emergência e na atenção básica à saúde em geral.
O grupo que será coordenado pela Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, é composto pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), conselhos nacionais de secretários estaduais (Conass) e municipais de Saúde (Conasems) e entidades representativas do setor, como o CFF e Fenafar (Federação Nacional dos Farmacêuticos).
Na semana passada, Wilson Hiroshi participou da primeira reunião da Comissão de Saúde Pública do CFF, em Brasília, onde foi decidido que a representação do Conselho Federal no GT será formada pelo Conselheiro Federal do Paraná e vice-presidente do CFF, Walmir de Santi e como suplente, o vice-presidente do CRF/MS, Wilson Hiroshi.
Na ocasião, a Comissão também discutiu o cronograma de reuniões e priorizou quais ações serão desenvolvidas durante o ano.
Como participante do GT, Wilson Hiroshi destaca que a iniciativa partiu da SAS, órgão responsável pela formulação de políticas de assistência à saúde dos pacientes e que define, por exemplo, quais profissionais serão inseridos em cada equipe, as atribuições de cada um e questões como financiamento pelo Ministério da Saúde.
“Nossa expectativa é de que este grupo de trabalho discutirá questões sobre o papel do farmacêutico no atendimento direto ao paciente e não apenas sobre o acesso ao medicamento”, enfatiza.
A Portaria prevê que o Grupo de Trabalho poderá solicitar o apoio de especialistas ou entidades que atuem na área de saúde pública para prestar assessoria técnica no âmbito de suas competências e ainda determina o prazo de 90 dias, renovável por igual período, para apresentação das diretrizes e estratégias.