CFF regulamenta realização de procedimentos estéticos invasivos não cirúrgicos

Com a resolução estarão permitidos a aplicação de toxina botulínica, o preenchimento dérmico, a carboxiterapia, a intradermoterapia/mesoterapia, o agulhamento/microagulhamento estético e a criolipólise

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) aprovou nessa quarta-feira, 25 de novembro, em sua 437 Reunião Plenária, resolução que regulamenta a realização de procedimentos estéticos invasivos não cirúrgicos por farmacêuticos. Assim que a resolução for publicada, o que está previsto para esta sexta-feira, 27, estarão permitidos a aplicação de toxina botulínica, o preenchimento dérmico, a carboxiterapia, a intradermoterapia/mesoterapia, o agulhamento/microagulhamento estético e a criolipólise.

“Mato Grosso do Sul apoia tanto a nota técnica como a resolução. A primeira proposta da resolução da estética foi feita pelo CRF/PR com o apoio do CRF/MS. Então é uma conquista para nós”, ressalta o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.

Foto: João Maeda

O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, destaca que a regulamentação faz parte da política de expansão da atuação farmacêutica em curso na atual gestão. Nos últimos quatro anos foram publicadas várias resoluções, que dispõem sobre as atribuições clínicas do farmacêutico, a prescrição farmacêutica; a floralterapia; a genética humana; a dispensação e aplicação de vacinas e outras. A nova resolução também vem contemplar os anseios dos profissionais que desejam atuar na área. "São procedimentos menos invasivos que outros já praticados de rotina pelos farmacêuticos. A regulamentação é justa e pertinente."

Higor Guerim, farmacêutico esteta em Curitiba/PR, comemorou a aprovação da nova resolução e avalia que "o segmento estético tem crescido e a profissão farmacêutica precisa acompanhar os avanços do mercado a fim garantir cada vez mais seu espaço".

Foto: João Maeda

Confira a Resolução clicando aqui