China será líder do setor farmacêutico até 2020

A China deve subir de terceiro para a segunda posição no ranking dos maiores mercados farmacêuticos do mundo em 2015, ultrapassando o Japão, e se tornar líder mundial no setor em 2020, revela um relatório da consultoria norte-americana de gestão estratégica Monitor Group. O documento "China, The Life Sciences Leader of 2020" (China, o líder em ciências da vida de 2020) diz que a conjunção de uma série de fatores fará com que o gigante asiático conquiste um espaço inédito na área de ciências da vida ao desenvolver um novo modelo de inovação que substituirá o sistema predominante entre as potências farmacêuticas. O repatriamento de cientistas chineses do Ocidente e o investimento de US$ 124 bilhões em infraestrutura até 2012, dentro de uma reforma do sistema de saúde, aliados à crise no modelo de descoberta de novas moléculas das grandes empresas farmacêuticas no mundo, são os elementos que permitiram ao Monitor Group traçar uma perspectiva positiva para a China nesse setor. "O provável desenvolvimento da China como uma significativa nova força na descoberta e desenvolvimento de drogas ocorre em um momento em que duas crises emergentes vão certamente gerar novas e inovativas respostas", aponta o relatório divulgado em 17 de novembro pela consultoria. "A primeira é a crise no setor de ciências da vida. A segunda é a crise que a própria China enfrenta."