Cientistas descobrem antibiótico que trata síndrome do intestino irritável
O antibiótico Xifaxan, do laboratório americano Salix Pharmaceutical, já foi autorizado pela FDA (agência americana de regulamentação de medicamentos e alimentos) para tratar a diarreia do viajante e a encefalopatia hepática.
Quem sofre desse problema fica com o aparelho gastrointestinal muito sensível. Com isso, fatores como estresse, dieta, medicação e hormônios, dentre outros, acabam provocando diarreia.
Agora, resultados de dois testes clínicos confirmam também o papel significativo na síndrome das bactérias da flora intestinal - uma hipótese polêmica, estudada há vários anos.
Os resultados dos testes clínicos, realizados em 1.200 pacientes com a síndrome, mostram que o Xifaxan permite aliviar os sintomas e não causa riscos, segundo o médico Mark Pimentel, do centro médico Cedars-Sinai de Los Angeles (EUA) e principal autor do estudo.
- Durante anos, as opções de tratamento foram extremamente limitadas. Pimentel conta que, com frequência, os pacientes com essa síndrome respondiam mal aos tratamentos, como a mudança do regime alimentar e o uso de fibras como complemento.
- [Mas] com o antibiótico eles se sentem melhor. E o bem-estar continua, mesmo depois de parar de tomá-lo. Isso significa que agimos, com esse antibiótico, na causa da doença.