Cientistas testam remédio contra colesterol para prevenir câncer de intestino e reto
Pesquisadores americanos estão convocando voluntários para testar um medicamento contra o câncer colorretal – que afeta o intestino grosso e o reto. A substância que será testada é a estatina, um remédio já conhecido e usado para o controle do colesterol alto.
Estudos anteriores já tinham demonstrado que pessoas que tomam estatinas possuem menos pólipos no cólon – crescimento anormal do tecido que, se não for tratado, pode dar origem ao câncer na região. No entanto, de acordo com Bruce Boman, professor de Oncologia da Universidade Thomas Jefferson e principal autor do estudo, essas pesquisas foram apenas resultados de retrospectivas e estudos observacionais.
- Precisamos agora de respostas definitivas para saber se as estatinas são um método quimiopreventivo ou não.
Os cientistas pretendem avaliar 1.740 voluntários durante um período de cinco anos. Serão escolhidas pessoas que foram diagnosticadas com câncer colorretal em estágio inicial, mas que não estavam tomando estatinas. Um grupo vai receber a rosuvastatina e outro receberá placebo (substância sem efeito). O estudo vai envolver ainda cerca de 400 centros médicos de toda América do Norte.
De acordo com o médico Norman Wolmark, que também vai participar do estudo, a expectativa dos médicos é que o estudo ajude a reduzir os números da doença.