Cientistas usam salmonela para desenvolver vacina contra vírus
A salmonela é um grupo de bactérias muito conhecido por causar infecções alimentares e problemas como diarreia e desidratação. Mas nem todos os tipos de salmonela são prejudiciais à saúde. Pesquisadores da Universidade da California em Berkeley, nos Estados Unidos, usaram a bactéria para desenvolver uma vacina capaz de combater infecções virais. Para realizar a descoberta, os cientistas fizeram testes em camundongos infectados com citomegalovírus, um tipo de vírus da herpes muito comum em regiões pobres. As informações são da Agência Fapesp.
Segundo Fenyong Liu, um dos autores do estudo, em geral, as vacinas são feitas a partir de vírus vivos, mas enfraquecidos, que fortalecem o sistema imunológico. A nova vacina, no entanto, usou uma bactéria geneticamente modificada para levar uma enzima para dentro de células infectadas por vírus.
Os pesquisadores usaram a salmonela por se tratar de um organismo que sobrevive ao sistema digestivo humano, o que permite ser usada de modo oral, mais conveniente de ser administrado do que se fosse inalada ou injetada. O grupo usou uma linhagem da salmonela atenuada e conhecida como segura, que também é usada na vacina para febre tifoide.
Como a salmonela invade facilmente células, os cientistas usaram o organismo para transportar ribossomos capazes de bloquear a atividade genética do citomegalovírus – o vírus da herpes.
No estudo, os camundongos que receberam os ribossomos transportados pela salmonela viveram duas vezes mais do que os outros também infectados, mas que não ingeriram a bactéria. - O estudo se centrou no uso da salmonela e de ribossomos para combater infecções, mas, com mais estudos, esse método poderá ser usado eventualmente para tratar outras condições, entre as quais o câncer.