Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Colaboradores do CRF/MS participam de Seminário Nacional de Governança e Gestão nos Conselhos de Fiscalização Profissional

O evento foi realizado no Paraná

A gerente executiva do CRF/MS, Cléa Cristina Amaral dos Santos e o coordenador da fiscalização, Clayton Rodrigo Honorio de Godoy participaram na última semana do Seminário Nacional de Governança e Gestão nos Conselhos de Fiscalização Profissional. O evento foi realizado no CRF/PR.

O curso foi destinado exclusivamente aos Conselhos de Fiscalização Profissional, com foco direcionado aos Conselhos Regionais de Farmácia, sob realização da empresa INOVE Soluções em Capacitação, com apoio do CRF/PR, o qual teve por objetivo proporcionar aos participantes orientações e conceitos básicos para a implantação e aprimoramento do sistema de Governança institucional.

"Considerei bastante satisfatório para fins de agregar conhecimento ao processo de implantação do sistema de governança no CRF/MS. Com os novos conhecimentos adquiridos podemos dar início ao cumprimento das exigências advindas do controle externo para melhor desenvolvimento da gestão pública, com foco nos princípios da economicidade, eficiência e eficácia", destacou a gerente executiva do CRF/MS, Cléa Cristina Amaral dos Santos.

O conteúdo foi extenso, com vastos conceitos que permeou o seguinte conteúdo programático:

1. Estrutura dos Conselhos de Fiscalização Profissional:

2. Risco organizacional e a sua relação com a teoria da agência.

3. Conceitos de governança e sua aplicação na administração pública.

4. Aspectos estruturais relacionados com a governança:

5. A governança nos conselhos profissionais:

6. Planejamento estratégico e governança;

7. A construção do mapa estratégico, a definição de objetivos, metas e indicadores;

8. A prestação de contas ao Tribunal de Contas da União: aspectos essenciais nos relatórios de gestão e regras para a elaboração;

9. Princípios, estrutura e componentes da Gestão de Riscos:

10. Modelos e referências na gestão de riscos:

11. Controles Internos:

12. Papéis e responsabilidades:

13. A gestão de riscos exigida nos processos de contratação.