Com ampliação do arquivo, CRF/MS segue recomendações do Conarq

O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS) ampliou o setor de arquivo “morto” do Conselho. A solenidade de entrega da obra foi realizada neste mês. Para a reforma desse espaço, foi realizado o serviço de execução do projeto arquitetônico para a demolição e construção do novo arquivo morto. Houve também a inclusão do projeto de lógica e elétrica, com verba fornecida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). O novo arquivo, segue as recomendações de Construção e Classificação de documentos do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). A execução da reforma foi finalizada em 2021 e o habite-se da prefeitura foi liberado em 2022. Além do objetivo de ter um espaço que possibilite o trabalho técnico e administrativo de forma segura, preservativa e organizada, o CRF/MS atendeu a Resolução nº 692, de 30 de outubro de 2020, que estabelece o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade de documentos referentes às atividades do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul, definida pelo Conarq. A resolução determina regras e procedimentos para gestão, avaliação, classificação, guarda, conservação, ou eventual eliminação de documentos. O Conselho Federal de Farmácia, através do seu grupo técnico, promove a capacitação sobre a correta aplicação do Código de Classificação e da Tabela de Temporalidade de Documentos. A responsável pelo setor de arquivo, Cida Leão, que atua com organização e controle de toda documentação existente no arquivo, explica que com a reforma, o arquivo morto está seguindo as normas definidas pelo Conarq. "Com essa ampliação do arquivo, estamos na implantação dessa tabela, em que o arquivo não se trabalha com nomes e sim com classificação de diferentes assuntos e com dois tipos de manual ". Cida Leão destaca que o arquivo possui documentos de toda a história do CRF/MS. " Desde a divisão do estado, Mato Grosso, existindo o MS".