Com auditório lotado, Semana da Farmácia na Capital tem aprovação unânime dos profissionais

Assim como em Dourados, o público compareceu em peso na Capital.

Nesta quinta e sexta, a I Semana de Farmácia Comunitária lotou o auditório do CRF/MS. Foram mais de 100 inscritos entre profissionais e acadêmicos, o que levou o Conselho a encerrar as inscrições ainda no período da manhã do primeiro dia.

Assim como em Dourados, o público compareceu em peso na Capital. A programação contou com as palestras “Atribuições Clínicas do Farmacêutico e a Prescrição Farmacêutica em uma Farmácia Comunitária” e “Aspectos Jurídicos da Prescrição Farmacêutica e suas consequências administrativas civis e criminais”. O primeiro tema foi trabalhado pela Doutora em Saúde Pública e consultora ad hoc do Conselho Federal de Farmácia, Angelita Cristine de Melo. O segundo, pelo assessor jurídico do Conselho, Marcelo Alexandre Silva.

A Semana de Farmácia é realizada pela Comissão de Farmácia Comunitária, presidida pela diretora-tesoureira do Conselho, Kelle Luz Slavec. Ao dar as boas vindas aos presentes, Kelle enfatizou que o farmacêutico sempre se atualizar. “Eu tenho 17 anos de farmácia e ainda assim surgem dúvidas. Esta Semana foi feita para discutirmos e capacitarmos os farmacêuticos em Prescrição”, enfatizou.

Em sua fala, a palestrante Angelita de Melo, trabalhou passo a passo de como a prescrição deve ser feita. Primeiro com o nome do estabelecimento, seguida das informações precisas de idade e peso do paciente.

Angelita elencou ainda os objetivos dos serviços farmacêuticos. “Atender às necessidades da saúde: paciente, família e comunidade; a promoção do uso responsável de medicamentos; resultados concretos em saúde e otimização da farmacoterapia”.

Depois das Atribuições Clínicas e da Prescrição, o assessor jurídico do CRF/MS, explanou sobre os aspectos jurídicos e as consequências da prescrição. Marcelo também destacou a responsabilidade do farmacêutico e as mudanças na legislação.

Acadêmica da UFMS, Nathalia Franco Roriz, de 21 anos, disse que a participação foi fundamental. “Esclarece muita coisa que a gente não tem noção, eu gostei sim, foi muito bom”, disse.

Também acadêmico, Igor Cunha, de 34 anos, veio de Aquidauana para assistir às palestras. “Está muito interessante, bem na área de atuação do dia a dia, com muitos esclarecimentos”, destacou.

Segundo dia

No último dia da Semana em Campo Grande, as palestras foram da teoria à prática. Angelita ministrou o tema “Orientações Práticas para a Prescrição Farmacêutica” e o diretor do CRF/MS e gerente técnico de Medicamentos e Produtos da Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária, Adam Macedo Adami, “O papel do farmacêutico no aviamento da receita”.

Farmacêutica e professora da UCDB, Maria de Lourdes Oshiro destacou como “ótima” a Semana. “Vai contribuir muito para a prática do profissional. Como eu faço isso, eu vejo o que realmente precisa”, resumiu.

Farmacêutico e atuante em farmácia e drogaria, Wellington Pereira de Medeiros saiu confiante das palestras. “Vamos levar a Prescrição para a prática daqui para frente”.

Para a diretoria do CRF/MS, ter o auditório lotado, motiva o Conselho a realizar outros cursos. “Já estamos programando outra Semana. Os profissionais podem nos mandar sugestões. Queremos ouvir sempre para fazer melhor”, ressalta o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.