Com emoção, Ricardo Nantes se despede do cargo de conselheiro federal
Em seu discurso de despedida, Ricardo Nantes contou parte de sua história como farmacêutico
Depois de quatro anos como conselheiro federal por Mato Grosso do Sul, Ricardo Ferreira Nantes se despediu do plenário federal nesta quarta-feira. Em seu discurso de despedida, no auditório Sebastião Ferreira Marinho, em Brasília, ele contou parte de sua história como farmacêutico e sua ligação apaixonada pela profissão.
Sempre parceiro do CRF/MS, Ricardo Nantes foi um dos conselheiros que mais trabalhou pelas mudanças que a categoria comemora hoje em todo País, como a Prescrição Farmacêutica.
Homenageado neste ano, Ricardo recebeu das mãos do presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, a Comenda da Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional, a mais alta condecoração da categoria.
Na fala de despedida, Ricardo agradeceu aos amigos, companheiros de plenário, representantes de cada Estado e presidentes de Conselho. “Foram quatro anos de luta, discussões, reuniões, grandes momentos. Me afasto do plenário, mas não de suas vidas. Obrigado por compartilhar seus momentos comigo”, destacou.
Nos últimos quatro anos, o trabalho dos conselheiros federais por MS, Ricardo Nantes e Osnei Okumoto, foi destaque entre os demais conselheiros do País. "Ricardo e Osnei se despedem do CFF deixando para a história farmacêutica um legado de grandes feitos que transformaram a profissão e o próprio Conselho Federal", avalia o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.
Emocionado, Ricardo Nantes finalizou os agradecimentos dedicando a poesia “Ao Cavaleiro do medicamento”, escrita por ele logo após se formar em Farmácia.
“Sua missão é em favor dos outros e livre de qualquer desprezo
Suas paixões terão a frente o compromisso e o dever social A reputação adquirida deverá sempre fazer jus aos méritos recebidos Suas doutrinas e ousadia mudarão paradigmas Livros e candelabro serão seus companheiros na eterna jornada que tem a enfrentar Veja cavaleiro, o brilhantismo de suas descobertas trarão esperança a quem dela necessita Seu coração esbanjará nobreza e suas mãos empunharão o mágico poder da cura Sinta cavaleiro, as magnitudes de seus atos fascinarão o mundo da ciência O laboratório se transformará na nave erudita do conhecimento, quando sua meta for aniquilar a doença Ouça cavaleiro, o clamor daqueles que necessitam de sua assistência Doenças, pragas e pestes envolvem o mundo e suas funções estão postas em prova A Farmácia é seu solene castelo imperial, e dela será sempre seu guardião Trabalho e serenidade estarão presentes no seu pergaminho de formulações, pois este será seu mapa de orientação Várias vezes, sobrepujará em suas cabeças o véu da incerteza, mentalidades infrutíferas tentarão abalar seus conceitos, indiferença e ausência de reconhecimento farás tu mesmo duvidar de suas reais dimensões Neste momento, a meditação e seu propósito de vida trará de volta a radiante luz da inspiração E as expectativas herdarão novos motivos para acreditar Caminhos novos serão traçados e cavalgarás por nações, religiões, culturas e raças e em todas elas levará seu legado, legítimo e verdadeiro Liberta-te das correntes do comodismo e assuma seu papel, ó farmacêutico ! Pois tu és o cavaleiro do medicamento