Com festas de fim de ano e férias, hemonúcleos sofrem com falta de sangue: faça sua doação farmacêutico!
Todas as tipagens sanguíneas são bem-vindas, mas em especial de O+
Com as férias de começo de ano, os bancos de sangue da cidade sofrem com a falta de bolsas no estoque. O desabastecimento ocorre principalmente com o aumento da demanda de pacientes e a falta de doação, em virtude das festas e viagens. Todas as tipagens sanguíneas são bem-vindas, mas em especial de O+ (positivo).
O CRF/MS pede para que os farmacêuticos façam sua parte doando sangue. "O farmacêutico também mostra seu papel como profissional de saúde e como pessoa ao prestar este tão importante ato de solidariedade", ressalta o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.
Seguem abaixo os horários de atendimento da Santa Casa, Hospital Regional e Hospital Universitário e o que uma pessoa precisa para ser um doador voluntário.
Santa Casa: segunda a sexta: 7h às 17h e aos sábados: 7h às 12h
Hospital Regional: segunda a sexta: 7h às 12h
Hospital Universitário: segunda a sexta: 7h às 17hA coleta é realizada no Banco de Sangue da Santa Casa, que fica localizado em um setor externo do hospital, na rua Eduardo Santos Pereira, 88 – esquina com 13 de maio (no pátio do hospital Santa Casa).
Atenção, para ser doador você precisa:
- Estar bem alimentado;
- Ter entre 16 e 67 anos, pesar acima de 55 quilos e estar bem de saúde;
- Não deve estar fazendo uso de medicamento controlado;
- Não deve ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Trazer documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, ou cartão profissional).Mais informações pelo Banco de Sangue da Santa Casa: (67) 3322-4126.