Confira na entrevista com a presidente da Anfarmag as propostas para o setor

Conheça mais a Anfarmag (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais) e saiba os benefícios esta entidade poderá promover à categoria. A nova gestão deverá garantir uma reformulação na Associação, que está uma sala na sede do CRF/MS. Confira a entrevista com a presidente Ana Paula Busato Zandavalli. Quais as principais propostas da Anfarmag? A Anfarmag representa todas as farmácias de manipulação do país e mantém 2/3 delas em seu quadro de associados. O trabalho institucional da entidade centra-se na implantação de um programa para sistematização de informações e processos sobre a qualidade do medicamento magistral que congregue a maior quantidade possível de farmácias de forma a ter condições de influenciar toda a cadeia produtiva. As informações obtidas permitem a definição da política institucional com os diversos públicos de interesse da farmácia de manipulação, especialmente os agentes da vigilância sanitária e os prescritores. Assim, no plano político a Associação trabalha para influenciar as ações públicas de saúde no sentido de aprimorar as condições de atendimento à sociedade; aperfeiçoar as regras de disciplina e controle da atividade comercial no setor farmacêutico como um todo; legislar, cobrar e fiscalizar uma vigilância sanitária técnica coadunada aos interesses públicos; atentar e atuar em prol de inspeções metrológicas dentro de parâmetros estritamente técnicos; apoiar políticas de fomento à farmacêutica magistral; e estimular, por instrumentos legais, a compreensão da sociedade de que o atendimento à prescrição médica deve se balizar pelo direito do paciente de ser orientado sobre quais opções ele tem para a compra do seu medicamento: magistral, de marca ou referência, genérico, similar. Para realizar este trabalho a Anfarmag se pauta por um conjunto de princípios que devem ser praticados por seus associados: Ética no relacionamento com os clientes; Comprometimento com altos padrões de qualidade farmacêutica; Compartilhamento de informações vitais para o setor e sociedade; Respeito aos médicos, fornecedores e setores que nos vêm como concorrentes; Responsabilidade na gestão dos interesses associativos; e Transparência na prestação de informações às autoridades sanitárias.  Aqui no Mato Grosso do Sul, este trabalho é realizado pelas 40 farmácias magistrais associadas, mas, claro, queremos que todas se associem. É cada vez mais evidente a necessidade de pequenas empresas se unirem com objetivos comuns. Podemos todos crescer juntos. Quais são as maiores reivindicações do setor? Além do que já expus, a farmácia magistral quer se transformar em breve no mais relevante canal de atenção farmacêutica do país em atendimento ao preconizado pelas mais recentes regulamentações sobre o setor de farmácias. Estamos preparados para assumir esta liderança. Afinal, a farmácia magistral no Brasil está em uma situação única no mundo, pois já passamos pelo resgate profissional. O farmacêutico voltou para as farmácias e está manipulando medicamentos, o que acontece em outros países de uma maneira ainda muito incipiente. Passamos por regulamentações que foram fundamentais para uniformizar os procedimentos e garantir a qualidade dos medicamentos manipulados para a população. Agora, nossa prioridade é o aperfeiçoamento da capacitação técnica e administrativa, para que o setor possa se expandir com segurança. Queremos que isto aconteça através da auto-regulamentação e conscientização do profissional farmacêutico. Como a Associação fará para atender a esta demanda? A Anfarmag tem um grande programa de qualificação para os associados, chamado de SINAMM (Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral), que inclui o monitoramento da qualidade dos insumos farmacêuticos e de medicamentos manipulados pelas farmácias; um programa de educação continuada para farmacêuticos e funcionários realizado através da TV Farma (canal exclusivamente dedicado ao conhecimento da ciência farmacêutica), auditorias em fornecedores de insumos e auditorias nas farmácias participantes do SINAMM. Que projetos existem para que a Anfarmag conquiste mais associados? A conquista de novos associados virá com a informação. Estruturamos uma rede de comunicação da farmácia magistral. Montamos uma área de marketing magistral. E agora iniciaremos um ambicioso projeto de capacitação das farmácias para a propaganda médica. Tudo isso vai se somar ao trabalho de representação parlamentar, educação continuada, assessoria jurídica, à central de negócios estimulada pela entidade e à crescente aliança desses projetos com a cadeia produtiva. Ofereceremos sempre mais, melhor e de forma mais competitiva. A diferença de estar na Anfarmag e fora dela se tornará cada vez mais percebível. Como avalia a parceria com o CRF/MS? Com orgulho. Ela é muito importante para nós. Demonstra a confiança que o Conselho de Farmácia do Mato Grosso do Sul deposita na Anfarmag no sentido de zelar pela ética e valorização do profissional farmacêutico que atua na área magistral. O Código de Ética da Farmácia Magistral é complementar ao do farmacêutico. Juntos promoveremos ações em saúde pública, fazendo com que a população perceba no farmacêutico e na farmácia de manipulação um estabelecimento voltado para a saúde. Queremos que a população se conscientize dos benefícios proporcionados pela assistência e atenção farmacêutica. Algumas outras regionais já estabeleceram este tipo de parceria, como o Programa Receita Correta, em Minas Gerais, com grande repercussão na sociedade. Pretendemos fazer isso aqui, em breve.