Confira o balanço da ouvidoria 2020 CRF/MS
A Ouvidoria é o canal que garante o direito do usuário dos serviços do CRF/MS de apresentar suas manifestações acerca da prestação dos serviços públicos oferecidos por essa Autarquia. Com base na análise dessas manifestações, poderão ser propostas mudanças e melhorias para os serviços.
No ano de 2020 foram registradas 117 manifestações recebidas pelo sistema da ouvidoria. Desses, 8 foram arquivados por motivo de duplicidade de registro ou insuficiência de dados. Portanto, foram consideradas 109 manifestações como válidas, sendo que desse total, 98% foram concluídas, e as demais estão em tramitação dentro do prazo previsto.
"Em 2020 tivemos uma queda no número de registros na ouvidoria em relação aos anos anteriores. E os números confirmaram que ainda temos poucos registros formalizados como sugestões, reclamações e elogios relacionados aos serviços oferecidos pelo CRF/MS. Isso demonstra que os usuários desconhecem ou têm receio de utilizar a ouvidoria como canal para manifestações. O foco, agora, é demonstrar como essas manifestações são importantes e podem impactar na melhoria dos serviços e na atuação do CRF/MS", destaca a ouvidora do CRF/MS, a farmacêutica Monique Zottos Moreira.
Segundo a classificação das manifestações, foram
• Comunicação: 88 (oitenta e oito);
• Solicitação: 5 (cinco);
• Denúncia: 12 (doze);
• Reclamação: 2 (duas);
• Elogio: 1 (um);
• Sugestão: 1 (um).
Denúncias
Dentre as denúncias, foram registradas:
• falta ou ausência de farmacêutico no estabelecimento (54%),
• irregularidades sanitárias (12%),
• conduta profissional inadequada / erros técnicos (9%),
• exercício ilegal da profissão (7%),
• irregularidade de estabelecimentos - falta de registro e/ou licença sanitária (6%),
• questões trabalhistas (5%),
• relações de consumo (4%)
• segurança do site do CRF/MS (3%).
Vejo o balanço íntegra em https://crf-ms.implanta.net.br/portaltransparencia#publico/Conteudos?id=7091628f-5a83-4388-91fa-903502bec3a3