CONGRESSO BINACIONAL : autoridades brasileiras e paraguaias participam da abertura oficial

Foi realizada na noite de ontem, no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã, a abertura oficial do I Congresso Binacional – Brasil Paraguai – de Farmácia e Análises Clínicas. Participaram da cerimônia, compondo a mesa, o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Jaldo de Souza, o presidente do Conselho Regional em Mato Grosso do Sul, Ronaldo Abrão, a professora e doutora Vera Zully, representante da Associação de Químicos e Farmacêuticos do Paraguai, o presidente da ASFARMA – Associação dos Farmacêuticos de Mato Grosso do Sul, Kalil Nabhan, a Secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi e o secretário Municipal de Saúde de Ponta Porã, Josué da Silva Lopes. Também foram convidados a compor a mesa o presidente da SBAC – a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Jerolino Lopes Aquino, o presidente da Associação dos Farmacêuticos proprietários de farmácias do Brasil – Rinaldo Ferreira e Cinthia Ovando – Secretaria do Departamento de Amambay, representando o governador de Amambay, Ruan Bartolomeu Ramires. HOMENAGEM Depois de declarar aberta a solenidade o anfitrião, presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, passou a palavra ao presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, que aproveitou a oportunidade para homenagear com o brasão dos 50 anos do CFF, o conselheiro federal suplente por Mato Grosso do Sul, Dr. Osney Okumoto. Ainda na abertura do evento, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, afirmou que o crescimento da profissão é fruto de um trabalho conjunto do CFF e de toda a categoria. é de extrema importância para a profissão e para a saúde pública deste País que cada profissional aqui presente tenha a constante capacitação como uma de suas metas. é importante participar de eventos como este, que promovem a troca de experiências e de conhecimentos, só assim teremos condições de oferecer serviços cada vez melhores, disse Souza Santos. PALESTRA Logo após a execução dos hinos nacional do Paraguai, do Brasil, do estado de Mato Grosso do Sul e do farmacêutico, pela Fanfarra do décimo primeiro regimento mecânico do Exército, regida pelo maestro sub-tenente, Sálvio, a Secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi, proferiu palestra Desafios para a estruturação da Política de Assistência Farmacêutica no SUS, onde apresentou números relativos aos investimentos no setor e as metas estabelecidas. PROGRAMAÇÃO CULTURAL Para abrilhantar a cerimônia e analtecer a celebração da parceria estabelecida entre os profissionais farmacêuticos e acadêmicos de farmácias dos dois países, foram convidados para se apresentar na abertura dois grupos de dança típica do Paraguai. O Grupo de Dança do Governo de Amambay apresentou duas coreografias denominadas Ritmo Paraguaio e Baile Sureño e o Grupo de Dança da Escola Municipal de Dança de Pedro Juan Caballero, coordenados pela Professora Verônica Ojeda, e formado por 16 crianças dançou duas polcas. Ao final da solenidade foi oferecido coquetel aos convidados e congressistas, e ainda realizado sorteio de uma TV 24 polegadas LCD, entre os congressistas.