CONGRESSO BINACIONAL: Trabalhos Científicos premiados são de acadêmicos do MS

As acadêmicas Ana Carolina Watanabe e Kalinca Miranda Ferreira, as duas do curso de farmácia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, tiveram seus trabalhos científicos contemplados durante o I Congresso Binacional – Brasil Paraguai – de Farmácia e Análises Clínicas. Kalinca Miranda Ferreira, representou seus grupos a frente de dois trabalhos. Em terceiro lugar ficou o pôster que tinha como título Avaliação da Qualidade da Droga Vegetal de Baccharis Trimera comercializada no Mercado Municipal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. O grupo premiado, do qual a acadêmica faz parte recebeu como premiação o valor de R$ 200,00. Kalinca ainda representou o trabalho classificado em 2º lugar, intitulado Avaliação de Sistema Automatizado Versus Método de Disco-Difusão na detecção da Produção Beta-Lactamase de Espectro estendido (ESBL) em Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae. Por este pôster o grupo recebeu a premiação no valor de R$ 200,00. E em primeiro lugar ficou o Trabalho intitulado Investigação de Beta-Lactamases (ESBL, AmpC e KPC) em Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae isolados de pacientes hospitalizados no Mato Grosso do Sul. A acadêmica, Ana Carolina Watanabe, também do curso de farmácia da UFMS, representou o grupo de trabalho e recebeu a premiação de R$ 500,00. Lembrando que a entrega dos certificados foi apenas simbólica. CRITéRIOS Para avaliação e classificação dos trabalhos, a comissão avaliadora levou em consideração os critérios Estrutura do pôster(tamanho, título, objetivos, material e métodos, resultados e discussão, além de referências bibliográficas); Importância do tema na atualidade, Coerência entre título, objetivos e metodologia aplicada e ainda uso de tecnologia avançada ou inovadora. Participaram da comissão os profissionais: Dra. Maria Elizabeth M. Cavalheiros Dorval, Dra. Marilene Rodrigues Chang, o Professor e Doutor Ely Eduardo Saranz Camargo, a Conselheira Regional pelo Estado de São Paulo e Conselheira Federal, professora Margarete Akemi Kishi, o farmacêutico, mestre em saúde pública e ex-presidente do CRF/MS, Antonio José Paniago e o Professor e Doutor Jorge Luiz C. Siufi.