Congresso da FIP será realizado na Índia em 2011

No encerramento do 70º Congresso Mundial da Farmácia e das Ciências Farmacêuticas, realizado pela Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP), em Lisboa (Portugal), de 28 de agosto a 2 de setembro de 2010, foi anunciado que a cidade de Hyderabad, na Índia, será a próxima sede do evento, edição 2011. O Congresso da FIP terá por tema central Comprometer a segurança e a qualidade, um caminho de risco. Na 70ª edição do Congresso, em Lisboa, foram debatidos temas, como a segurança dos pacientes, a falsificação de medicamentos, os meios tecnológicos aplicados à saúde, os antibióticos e os genéricos. Ainda, foram apresentados estudos e pesquisas na área de medicamentos, assistência farmacêutica e políticas públicas de saúde. ELEIÇÃO – Durante o 70º Congresso, o Conselho da Federação Internacional de Farmacêuticos elegeu o suíço Michel Buchmann como o novo Presidente da instituição. Buchmann cumprirá um mandato de quatro anos (até 2014). O Ex-presidente Kamal Midha continuará Conselheiro da instituição. Em seu discurso de posse, Buchmann reiterou seu compromisso de desenvolver a prática da farmácia, as ciências farmacêuticas e educação, a nível global. O Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jaldo de Souza de Santos, representante do Brasil no Conselho da FIP, participou da eleição de Michel Buchmann e destacou a importância do debate entre farmacêuticos de todo o planeta. Sinto-me honrado em representar os farmacêuticos do meu País num evento onde estão reunidos as maiores autoridades e os grandes estudiosos e pesquisadores de Farmácia. Encontros, assim, são uma excelente oportunidade de aprendizado e troca de experiências sobre inovações na profissão farmacêutica, disse. A 70ª edição do Congresso da FIP contou com mais de 3 mil participantes de cerca de 115 países em torno do tema "Da molécula ao medicamento, com vistas à maximização de resultados - uma viagem exploratória pela farmácia".