Conheça as ações da Anvisa de combate a resistência microbiana
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de 50% das prescrições de antibióticos no mundo são inadequadas. O consumo indevido deste tipo de medicamento é um dos fatores que leva ao aumento da resistência microbiana – a resistência natural que microrganismos, como bactérias, vírus e fungos, adquirem ao longo do tempo e que pode ser acelerada por ações humanas.
O problema, de amplitude mundial, evidencia-se com o aumento do número de casos de infecção hospitalar provocados por microrganismos resistentes aos antibióticos disponíveis para uso. A Organização Mundial da Saúde (OMS) quer chamar a atenção da sociedade para o assunto e escolheu como tema do Dia Mundial da Saúde deste ano o combate à resistência microbiana.
A Anvisa, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e com a Coordenação Geral dos Laboratórios de Saúde Pública – CGLAB/SVS/MS, tem instituído medidas para monitorar e controlar a resistência microbiana em serviços de saúde no país. Entre essas medidas, destacam-se:
1)
Rede Nacional de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde (Rede RM)
2)
Maior controle para venda de antibióticos: aprovação da RDC 44/2010
3)
Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC)
4)
Obrigatoriedade do uso de solução alcoólica em hospitais
Quadro do controle de infecção hospitalar no Brasil