Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Conselheira e presidente do CRF/MS tiram dúvidas sobre a vacina contra a Covid-19

Confira!

Muitas dúvidas estão surgindo em relação a vacina contra a Covid-19. Por enquanto estão sendo vacinados os profissionais da saúde que estão na assistência direta ao tratamento da doença e ainda idosos acamados e indígenas. Mas, a população está ansiosa e por isso a Conselheira do CRF/MS, Angela Cunha Castro Lopes e o presidente do CRF/MS, Flávio Shinzato, reuniram algumas das principais dúvidas. Confira:

1 - Qual vacina eu deveria tomar? tem alguma que é melhor do que a outra uma mais eficaz do que a outra?

Então o que eu coloco aqui é não existe uma melhor do que a outra, nós vamos precisar de todas as vacinas que passarem pelas agências regulatórias e chegarem ao Sistema Único de Saúde para fazer uma ampla cobertura vacinal em toda a população.

2 - Poderá tomar dose de vacinas de laboratórios diferentes?

Não, as vacinas são iguais outras medicações, se tomar determinada marca “A” na primeira dose a segunda dose deve ser da mesma marca tanto que os governos, os setores de imunização já sabendo disso estão reservando a segunda dose para o paciente que recebe a primeira dose, então, ele já vai na garantia, na certeza de receber a segunda dose.

Não é recomendada a administração de vacinas de plataformas, tecnologias, marcas ou fabricantes diferentes em um mesmo paciente.

3 - Se a pessoa faltar na segunda dose?

Todas as vacinas previstas em duas doses não se recomendam faltar no período de tomar a segunda dose da vacina, mas se porventura ocorrer, fazer mais breve possível respeitando a sua marcação para que haja a maior plena efetividade do sistema imunológico, porque a segunda é um potencializador da resposta do corpo frente a vacina. Ou seja, aquela partícula do vírus que vai desencadear a imunidade do paciente. A primeira dose causa uma certa imunidade e a segunda dose é um reforço a mais para que o corpo reconheça e produza anticorpos.

4 - Se eu tomar a vacina eu posso viajar, andar sem máscara, fazer tudo que eu fazia antes da pandemia?

Infelizmente não, não podemos relaxar mesmo depois de tomar a vacina, porque existe um período que você desenvolve os anticorpos, a resposta imune estimulada pela vacina, depois vai levar mais algum tempo para que toda a população seja vacinada e que tenhamos o efeito da redução do espalhamento do vírus, portanto mesmo depois da vacina devemos manter os cuidados lavar as mãos, usar máscara e manter o distanciamento entre as pessoas evitar aglomerações.

5 - Se eu já tive Covid e tenho anticorpos, eu preciso tomar a vacina?

A resposta é sim ainda nós não sabemos muito bem porque algumas pessoas mesmos após ter a Covid-19 apresentam quadro de infecção, não sabemos se é de fato uma reinfecção ou uma recaída da doença, algumas pessoas que tiveram uma forma leve ou moderada da Covid-19, talvez não desenvolvem os níveis de anticorpos de resposta imune necessários para proteção. Então vamos vacinar toda a população, é importante que tenhamos isso bem claro todos devemos tomar a vacina.

6 - Se eu tiver alguma alergia ou tomar medicamentos controlados devo tomar a vacina?

A nossa orientação é que você procure seu médico e converse com ele para tomar essa decisão de fazer o uso ou não da vacina.

7 - Com relação à segurança da vacina para as crianças e grávidas?

É muito importante entender que os estudos foram feitos e milhares de pessoas, E todas as vacinas seguiram agora em um estudo de fase 4, à medida que formos mais utilizando vamos aprendendo mais sobre esses imunizantes, ficaremos ainda mais a par da qualidade, em princípio não existe uma contra indicação para crianças ou para grávidas, mas a nossa recomendação é que procure seu médico em caso de dúvida para fazer o uso da vacina.

Vale ressaltar ainda que a segurança e eficácia das vacinas não foram avaliadas em gestantes, puérperas e lactantes, no entanto, estudos em animais não demonstraram risco de malformações.

Para as mulheres que descobrirem posteriormente à vacinação que estavam gestantes no momento da administração da vacina, o profissional deverá tranquilizar a gestante sobre a baixa probabilidade de risco e encaminhar para o acompanhamento pré-natal. A vacinação inadvertida deverá ser notificada no sistema de notificação e-SUS notifica como um “erro de imunização” para fins de controle.

8 - Se você tiver com sistema imunológico suprimido, é seguro tomar a vacina?

Você deve ter um acompanhamento médico, porque normalmente essas pessoas que estão com sistema imune suprimido ou elas passaram por um transplante ou tem alguma doença oncológica, então novamente nós orientamos que você deve procurar seu médico.

Em geral, como já ocorre com as demais vacinas, diante de doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se o adiamento da vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença; não há evidências, até o momento, de qualquer preocupação de segurança na vacinação de indivíduos com história anterior de infecção ou com anticorpo detectável pelo SARS-COV-2;

? É pouco provável que a vacinação de indivíduos infectados (em período de incubação) ou assintomáticos tenha um efeito prejudicial sobre a doença. Entretanto, recomenda-se o adiamento da vacinação nas pessoas com quadro sugestivo de infecção em atividade para se evitar confusão com outros diagnósticos diferenciais. Como a piora clínica pode ocorrer até duas semanas após a infecção, idealmente a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.

9 - Com relação aos efeitos colaterais da vacina, quanto tempo nós teremos esses efeitos?

É importante esclarecer que dos efeitos colaterais observados nós tivemos: Dor no local da inoculação, eventualmente febre, um pouco de dor no corpo, nenhuma das vacinas induziu efeitos colaterais graves que os estudos fossem interrompidos. Então nesse momento nós recomendamos sim o uso da vacina.

10 - Já posso correr para Unidade de saúde para tomar a vacina?

Não! Como todo mundo sabe, as doses da vacina são limitadas por causa da fabricação dela, o governo fez a distribuição das doses da Coronavac aos estados e municípios de acordo com a sua densidade demográfica e esses municípios fizeram o mapa de vacinação de acordo com o Ministério Saúde, ou seja, vacinar primeiro os profissionais da linha de frente do tratamento de internações de Covid, pois não temos vacina para todos neste primeiro momento.

11 - As farmácias poderão ser locais para aplicação de vacina contra o Covid?

As farmácias e farmacêuticos estão preparados para isso. No ano passado as farmácias foram ponto de vacinação contra a gripe, e foi muito válido. Acreditamos que assim que o Ministério da Saúde tiver vacinas em larga escala as farmácias serão convocadas para ajudar nesta vacinação. No Brasil são cerca de 400 mil estabelecimentos, ou seja, agilizaria e muito o procedimento.