Conselheiro do CRF/MS publica artigo sobre satisfação profissional em revista especializada
A pesquisa tem por objetivo verificar o nível de satisfação do profissional farmacêutico do setor público em um ambiente de prática clínica
A pesquisa tem por objetivo verificar o nível de satisfação do profissional farmacêutico do setor público em um ambiente de prática clínica. Para isso, foi feita a análise de associação entre satisfação e o ambiente de trabalho farmacêuticos da rede municipal de saúde de Campo Grande-MS.
Para Américo, "a profissão farmacêutica evoluiu muito dentro do Sistema Único de Saúde. Devido a imensa capacidade de gestão de materiais, processos e da clínica que os farmacêuticos(as) possuem, hoje estamos presentes em todo SUS, desde a clínica à gestão. Somos capazes de realizar consultas, coordenar a Assistência Farmacêutica desde a atenção básica a especializada. Também de gerenciar outros materiais médicos hospitalares e judicializações. Tudo isso impacta diretamente na satisfação percebida por cada profissional e me levou a realização desta pesquisa no âmbito dos profissionais farmacêuticos(as) da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande-MS. Em suma, mostrou-se uma boa satisfação com as equipes e chefia imediatas e uma baixa satisfação com as chefias superiores e com o salário”.
O pesquisador ainda afirma por meio de seu artigo que a satisfação profissional tem despertado relevante interesse pelas implicações que tem na sua saúde e na qualidade de vida e pelas repercussões nas organizações ao nível da produtividade.
“Estender esta pesquisa a outros municípios e a outras áreas de atuação do farmacêutico nos faria entender melhor onde e como podemos atuar para melhorar nossa satisfação profissional”, salienta Américo.
A Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul é um periódico de conteúdo multidisciplinar com periodicidade semestral editado e publicado pela Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, órgão da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.Leia o artigo na íntegra: https://crfms.org.br/upload/artigo-americo-basilio-nogueira.pdf