Conselho de Farmácia incentiva implantação do consultório farmacêutico no SUS

Farmacêuticos da rede pública de saúde da capital passaram por capacitação

O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul) realizou nesta terça-feira 17, uma capacitação voltada aos farmacêuticos da rede pública de saúde da capital. A palestra sobre “Consultório Farmacêutico” foi ministrada pela consultora do Conselho Federal de Farmácia, Thais Teles.

Essa foi a segunda vez que os profissionais passaram pela capacitação esse ano. Em setembro, profissionais da rede pública de saúde do município já participaram de uma atividade, que teve como objetivo de capacitar os servidores para essa nova frente de atuação.

“No primeiro encontro apresentamos o projeto do consultório farmacêutico, que seria todo o processo desde convencer os gestores até a implantação. Nesse novo encontra já abordamos mesmo o funcionamento do consultório, como atendimento e acompanhamento, por exemplo”, explica a palestrante.

A ideia é que a Prefeitura também possa promover a implantação da clínica farmacêutica no setor público, gerando melhoria na qualidade do atendimento aos usuários do SUS. De acordo com o presidente da Comissão de Saúde do CRF/MS, Wilson Hiroshi, existe uma série de programações para viabilizar a implantação do consultório.

“Já tivemos dois encontros e ainda teremos uma simulação e outras duas palestras dentro desse cronograma. A pretensão é que ainda este ano sejam implantados seis consultórios farmacêuticos em Campo Grande”, conta Hiroshi.

Os dois encontros foram viabilizados pelo CRF/MS que tem trabalhado para cada vez mais melhorar o serviço público. “Não temos medido esforços para tornar o consultório farmacêutico uma realidade. Quando for implantado no SUS irá gerar uma melhoria muito grande no serviço prestado a população, melhorando a adesão do paciente ao tratamento e orientando a forma correta de tomar os medicamentos prescritos sendo que apenas esses dois itens dentro do muito que o farmacêutico poderá fazer, melhorará a saúde pública inclusive evitando internações pelo uso irracional dos medicamentos, proporcionando economia para os cofres públicos, recursos que poderão s er usados em outros projetos”, ressalta o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.

Valmir Coelho atua na Unidade Básica da Vila Popular. O farmacêutico participou da capacitação e sabe da importância de implantar o consultório farmacêutico. “Tenho plena consciência de que é preciso mudar, pois hoje somos muito pouco vistos na saúde. Hoje exercemos muito mais um trabalho administrativo do que científico, com atendimento à população. Quando passamos pela capacitação, saímos outro profissional e o consultório irá valorizar a profissão”, declara o farmacêutico.

As palestras que aconteceram na parte da manhã e tarde foram destinadas aos profissionais do município, mas também aberta aos farmacêuticos da rede privada. Marina Simas não trabalha no município, mas fez questão de participar. “É muito importante esse trabalho de qualificar o farmacêutico para estar na linha de frente, orientando a população”, destaca.

Palestra ministrada pela consultora do CFF, Thais Reles, em Campo Grande

Posted by Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul on Terça, 17 de novembro de 2015