Conselho Federal avaliará junto ao MEC os cursos de Farmácia do Brasil

Agora, é oficial: o CFF (Conselho Federal de Farmácia) irá participar do processo de avaliação dos cursos de Farmácia, em todo o Brasil, por meio do qual serão autorizados a abertura, o reconhecimento e a renovação de reconhecimentos dos mesmos. A atuação do CFF na avaliação dos cursos foi sacramentada, pelo termo de colaboração assinado pela Secretária de Ensino Superior do MEC (Ministério da Educação), Maria Paula Dallari Bucci, representando o Ministro Paulo Haddad, e o presidente do Conselho, Jaldo de Souza Santos. Para Souza Santos, o termo de colaboração representa primeiramente o respeito e a confiança do MEC no Conselho Federal de Farmácia, além do desejo do Ministério de atuar junto ao CFF. “Há muito tempo, venho reivindicando a nossa participação no processo de avaliação dos cursos, porque nos sentimos capacitados para tanto, vez que nós já vínhamos nos debruçando em complexos estudos sobre o ensino brasileiro; já tínhamos realizado várias pesquisas apuradas sobre a situação dos cursos de Farmácia, por meio de nossa Comensino (Comissão de Ensino)”, disse o presidente do CFF. Acrescenta que o CFF não apenas fez uma radiografia da situação do ensino farmacêutico, como apontou caminhos aos cursos, com vistas a que estes cumpram as determinações das Diretrizes Curriculares, instituídas, em 2002. A presidente da Comensino, Magali Demenor Bermond, Conselheira Federal de Farmácia pelo Espírito Santo, lembra que o Decreto Federal 5773/2006 já previa a atuação dos Conselhos de profissões regulamentadas no processo avaliativo dos cursos. Ela atribui o convite do MEC ao CFF, para que ambos assinassem o termo de colaboração, aos estudos realizados pelo Conselho Federal de Farmácia sobre a realidade do ensino farmacêutico brasileiro e sobre as propostas de como os cursos devem adequar-se ao que preconizam as diretrizes curriculares. Os estudos levam os títulos de “Modelo referencial de ensino para uma formação farmacêutica com qualidade” e “Os desafios da educação farmacêutica, no Brasil”. Ambos foram publicados sob a forma de livros, em 2008. A Comensino – A Comissão de Ensino do CFF é composta pelos farmacêuticos professores Carlos Cecy (PR), Ely Eduardo Saranz Camargo (SP), Magali Demoner Bermond (ES), Nilsen Carvalho Fernandes de Oliveira Filho (RN) e Zilamar Costa Fernandes (RS).