Conselho promove cursos gratuitos a farmacêuticos

O CRF/MS promove esta semana uma seqüência de cursos voltados a farmacêuticos. Durante as aulas, serão abordados assuntos relacionados ao dia-a-dia da profissão, com o objetivo de melhorar o serviço prestado à população. Entre os temas discutidos está a inserção, no SUS (Sistema Único de Saúde), da fitoterapia, técnica que utiliza plantas medicinais no tratamento e prevenção de doenças. Ao longo da Semana do Farmacêutico, o CRF/MS fará oito palestras: “Estrutura física e funcional da farmácia exigida pela legislação”, “Garantia da qualidade na farmácia”, “Obesidade e suas complicações metabólicas”, “Gerenciamento de resíduos”, “Gerenciamento de medicamentos, insumos farmacêuticos, cosméticos, produtos para saúde, equipamentos médicos e saneantes”, “Reações adversas a medicamentos e notificação de eventos adversos relacionado a medicamentos” e “Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados”. Para fechar a programação, o CRF/MS preparou o quarto módulo do curso exclusivo a profissionais da rede pública. O professor Ely Eduardo Saranz Camargo virá a Campo Grande para ministrar a palestra “A inserção da fitoterapia no SUS”. O Ministério da Saúde analisa métodos para inserir a fitoterapia no serviço público e, em Campo Grande, será discutido como o trabalho poderá ser feito nos postos de saúde. O objetivo do Ministério é garantir o uso racional de plantas medicinais na atenção primária. É o resgate do conhecimento popular embasado em teses científicas. Com a implementação da fitoterapia, o profissional poderá orientar a comunidade acerca do uso correto de plantas medicinais por meio de palestras, informativos, cartilhas e até visitas domiciliares. De acordo com o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, a fitoterapia é um tratamento mais barato e tem efeitos colaterais menores. A estimativa é que o investimento em medicamentos apresente redução de até três vezes quando se compara aos moldes atuais. “É bom para o poder público, que poderá gastar menos, e para o cidadão, que terá melhor qualidade de vida”, completa. Festa – Os cursos integram a programação em comemoração ao “Dia do Farmacêutico”, celebrado em 20 de janeiro. Para fechar o evento, o CRF/MS promove a primeira Noite Tropical, que será realizada dia 14 de fevereiro, no Círculo Militar. Serviço – Os cursos serão realizados no Portal Educação, na Rua Sete de Setembro, 1686, Centro, em Campo Grande, de terça a sexta-feira, a partir das 19 horas. O conteúdo também será transmitido via internet, basta acessar: www.portalfarmacia.com.br. Somente a palestra “A inserção da fitoterapia no SUS” será a partir das 8 horas de sexta-feira e não terá transmissão via internet. Este curso será no auditório da Semed (Secretaria Municipal de Educação), na Rua Onicieto Severo Monteiro, 460, Vila Margarida. Contatos para a imprensa: Ronaldo Abrão, presidente do CRF/MS: 9985 0661. Aline Queiroz, assessoria de imprensa do CRF/MS: 8131 3165.