Consulta Pública sobre Medicina Chinesa deve ser aberta ainda este mês

A abertura de consulta pública para tratar da regulamentação de produtos da medicina tradicional chinesa deve ser aprovada ainda este mês, pela diretoria colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Segundo a Agência, Brasil já avançou na regulamentação de práticas da medicina chinesa como a acupuntura. A Anvisa sustenta que existem, por exemplo, regras específicas para a produção e o uso das agulhas utilizadas no tratamento, mas não na nenhuma regra para tratar das formulações, a maioria delas feitas à base de plantas.

A ideia inicial da Anvisa é de que haja um monitoramento durante três anos, dos possíveis efeitos relacionados ao uso desses produtos. Atualmente, não existe nenhuma fórmula tradicional da China, que mistura também substâncias de origem mineral e animal, com registro no Brasil.