Controle de qualidade é possível mesmo em laboratórios pequenos

"Com um microscópio, uma bancada de coloração e uma câmara neubauer é possível manter a qualidade dos exames", afirma o palestrante do 1º Simpósio Virtual de Farmácia, Silvio Carlos Corimbaba. Ele participou do ciclo de palestras em comemoração ao Dia do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro, e explicou como deve ser o controle de qualidade em Análises Clínicas. Pela internet, Corimbaba destacou a importância do controle de qualidade, que, segundo ele, pode ser implantado mesmo em pequenos laboratórios. Corimbaba ressalta que, quando o profissional tem esta consciência, pode condição competir até com grandes empresas. Hoje em dia, mais do que nunca, o laboratório precisa oferecer serviços de qualidade e essa necessidade refere-se à exigência legal, dos órgãos sanitários, e mercadológica, completa. O palestrante aponta a mudança na atitude que o mercado exige do profissional, que de técnico passou a ser voltada para a gestão. Ele estima que Campo Grande tenha mais de 50 laboratórios em Análises Clínicas e que a maioria tenha controle de qualidade com base na RDC 302 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que dispõe sobre regulamento técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos. O simpósio foi realizado nos dias 03 e 04 de março, por meio da parceria entre o CRF/MS e o Portal Educação.