Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Crescimento do mercado de pets abre possibilidades para farmacêutico veterinário

O crescimento espetacular do mercado de pets, no Brasil, está abrindo possibilidades para o farmacêutico veterinário. Em 2020, o setor faturou R$ 40,1 bilhões, segundo revela o Instituto Pet Brasil, o que o coloca entre os mais rentáveis do mundo. As perspectivas são de crescimentos maiores, ainda, fato que faz expandir o segmento da farmácia com manipulação veterinária e consolidá-lo como um nicho de mercado atraente para os farmacêuticos.

O crescimento desse nicho ganha o reforço das normas que dispõem sobre as atribuições do farmacêutico no setor, como a Instrução Normativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (In Mapa nº 41/2014), que determina que a prescrição magistral de uso veterinário seja manipulada exclusivamente, em farmácia veterinária, e sob a responsabilidade do farmacêutico, o que dá segurança jurídica ao profissional.

A revista “Pharmacia Brasileira” entrevistou a carioca Dra. Raquel Ottero sobre aspectos da atuação do farmacêutico na veterinária. Ela é graduada em Farmácia, tem pós-gradução em Farmacologia Clínica e Hospitalar e possui conhecimento técnico em farmácia magistral. Tem, ainda, experiência em farmácia com manipulação veterinária e habilitação em homeopatia.

Leia na íntegra: https://admin.cff.org.br/src/uploads/publicacao/arquivo/ca993aba5420c3b35850f97c748fb25f1724f582.pdf