CRF-MS anuncia força-tarefa para atender farmacêuticos e gestores da saúde pública
O momento é desafiador para os gestores da saúde pública, principalmente porque muitos municípios estão enfrentando graves problemas que afetam a saúde da população, como casos de dengue, gripe e outras doenças respiratórias, entre outros.
Diante disso, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS) lança nesta quarta-feira, 7 de maio, a campanha “Saúde Pública eficiente se faz com Farmacêuticos atuantes” para dar suporte às secretarias de saúde, de modo que todos possam atuar com suas estratégias administrativas e técnicas, respeitando a legislação farmacêutica, valorizando os trabalhadores farmacêuticos e garantindo o acesso da população a uma assistência farmacêutica plena.
O objetivo da campanha é integrar a Ouvidoria, Assessoria Técnica e Gerência Institucional no atendimento aos gestores públicos e, principalmente, aos farmacêuticos que atuam na saúde pública.
“Temos condições de dar suporte a todos os municípios para que possam implantar uma gestão estratégica de saúde que realmente funciona, o que só é possível quando inserimos no planejamento a atuação dos farmacêuticos”, explica a presidente do CRF-MS, Daniely Proença.
Dentre as ações de suporte que o CRF-MS oferece, estão:
• Orientar sobre as atribuições técnicas da profissão farmacêutica;
• Orientar sobre a importância e o diferencial do farmacêutico nas atividades relacionadas aos medicamentos, tais como planejamento de demanda e aquisição, além da dispensação nas unidades de saúde;
• Orientar sobre as legislações – relacionadas à profissão farmacêutica – que precisam ser respeitadas pelo município ao elaborar editais de processos seletivos e concursos públicos;
• Recomendar boas práticas de valorização salarial;
• Sugerir formatos de ações de saúde para combater a automedicação e envolver toda a sociedade;
• Orientar sobre a legislação que trata da prescrição legível e sobre o registro de denúncias se as leis não forem cumpridas;
• Captar, por meio da Ouvidoria, denúncias de irregularidades que possam ser apuradas pelo CRF-MS;
• Produzir conteúdos de comunicação para dar a ampla publicidade aos casos de sucesso quanto às boas práticas farmacêuticas adotadas pelos municípios.
A campanha “Saúde Pública eficiente se faz com Farmacêuticos atuantes” possibilitará a geração de novos postos de trabalho e maior visibilidade e respeitabilidade aos profissionais farmacêuticos que fazem a diferença no ambiente de trabalho e no dia a dia da população.

Atuação do CRF no interior
Em vários municípios do interior do estado, o CRF-MS já tem atuado diante da administração pública para requisitar o retorno de pagamentos de insalubridade, a convocação de profissionais aprovados em concurso público e processos seletivos, a contratação de mais profissionais, correções de editais que não respeitam a legislação farmacêutica, entre outras demandas que, mesmo não sendo atribuições legais do Conselho, são cruciais para a valorização da categoria. Ao buscar essas conquistas, o CRF visa finalizar o ciclo de defesa da profissão e dos profissionais de forma abrangente e eficaz.
Canais de comunicação da campanha “Saúde Pública eficiente se faz com Farmacêuticos atuantes”:
Os gestores públicos e farmacêuticos da rede pública podem fazer o contato com o CRF-MS nos seguintes canais de comunicação:
• Ouvidoria: Fone/WhatsApp (67) 99985-0185, ouvidoria@crfms.org.br
• Assessoria Técnica: Fone/WhatsApp (67) 9635-6563, assessoriatecnica@crfms.org.br
• Institucional: Fone/WhatsApp (67) 99844-9371, ginst@crfms.org.br
• Sede CRF-MS: O CRF-MS fica na Rua Rodolfo José Pinho, 66 Jardim São Bento – Campo Grande/MS