CRF/MS anuncia programação especial para o Mês do Farmacêutico

Anote na agenda!

O mês do Farmacêutico está com uma programação especial que começa neste mês de setembro e segue até outubro. Com apoio dos parceiros, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS) realiza diversas atividades em diferentes áreas da profissão.

O CRF/MS está em parceria com a UFMS e Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh-MS) realizando o Projeto de Extensão - Curso Tópicos Especiais em Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica, coordenado pela FACFAN-UFMS. O treinamento é dividido em módulos.

De 9 a 13 de setembro, o CRF/MS está apoiando a 13° Jornada Acadêmica de Farmácia da Faculdade Unigran. Neste ano, a programação será toda virtual com a temática “O Farmacêutico e o Desafio Digital”. As inscrições já estão disponíveis pelo site https://eventos.unigran.br/farmacia2020.

Dia 15 de setembro tem Live do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) em Pesquisa Clínica do CRF/MS. A Live será às 19 horas com o tema “Papel do Farmacêutico na Atenção Primária à Saúde: Práticas Integrativas e Complementares”.

No dia 16 de setembro, o GTT de Pesquisa Clínica volta a promover atividades. Desta vez, a Live será às 19 horas com a temática “Mesa redonda: os desafios do farmacêutico no enfrentamento da Covid-19”.

No sábado, 19 de setembro, o CRF/MS por meio do Grupo Técnico de Trabalho em Saúde Pública e Indígena realiza em Dourados a 2ª edição do Drive-Thru do Descarte Correto de Medicamentos. A ação visa conscientizar a população sobre o descarte correto dos medicamentos e contará com o apoio das empresas Oxinal Ambiental e BioAccess Ambiental. O drive-thru será na Farmácia Pague Menos da avenida Weimar Gonçalves Torres.

No dia 21 de setembro, o CRF/MS e a Faculdade Unyleya promovem ação virtual para comemorar o dia da profissão, com o sorteio de três cestas surpresas e três bolsas de 50% de descontos para cursos de pós-graduação oferecidos pela instituição. A Unyleya é conveniada junto ao conselho.

O GTT de Análises Clínicas se reúne dia 22 de setembro, às 19 horas, para promover um encontro virtual, no formato Live. O tema será “Farmacêutico e a Citometria de Fluxo na contribuição do diagnóstico oncohematológico”.

Outros GTTs estão definindo os temas e assim que confirmadas as datas, serão anunciadas nos canais de comunicação do CRF/MS.

Já no dia 25 de setembro, em que comemoramos os dias internacional, estadual e municipal do profissional Farmacêutico, o CRF/MS está programando uma Live com o presidente do conselho para sua mensagem oficial sobre a data, bem como o anúncio das ações realizadas em 2020, principalmente durante a pandemia.

O dia 29 será mais especial ainda. Durante a realização da Plenária Ordinária do CRF/MS, será transmitida ao vivo a solenidade virtual de entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico 2020. O evento, marcado para as 16h30, congratulará o (a) grande homenageado (a) deste ano com a Comenda Dr. José Mário Bertuol, que reconhece o profissional de destaque do ano pelos seus relevantes serviços prestados a profissão e a sociedade.

Neste ano, a solenidade não será presencial e nem mesmo aberta ao público como ocorreu em outros anos, onde a homenagem é entregue durante o Jantar dos Farmacêuticos. Devido a pandemia de coronavírus, a solenidade será realizada pelas plataformas virtuais com apenas os conselheiros que já estarão na Plenária e o (a) homenageado (a), respeitando todas as regras de biossegurança.

No próximo mês, o CRF/MS apoiará a realização do 20º Workshop de Plantas Medicinais de Mato Grosso do Sul. O evento acontece de 7 a 10 de outubro e será online, com inscrições gratuitas. Todas as informações já estão disponíveis no site www.wsplantasmedicinais.com.br.

Também em outubro, dias 15 e 16, o CRF/MS será parceiro do Hospital Albert Einstein na realização da “V Simpósio Internacional de Farmácia Clínica e Hospitalar” e do “II Simpósio de Farmácia em Oncologia”. Com os eventos, a Farmácia do Hospital Israelita Albert Einstein quer transmitir suas experiências na consolidação do serviço para a segurança do paciente por meio do uso racional de medicamentos, suas práticas, processos e certificações, além de compartilhar a atuação dos seus farmacêuticos que atuam em outros países. A parceria do CRF/MS possibilitará descontos especiais para profissionais inscritos e adimplentes com o conselho. Informações sobre inscrições serão divulgadas em breve.