Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

CRF/MS apresenta propostas de melhorias na Assistência Farmacêutica Municipal ao secretário de Saúde

Na ocasião, o secretário de Saúde propôs que o CRF/MS fizessem um estudo com propostas detalhadas sobre a saúde de Campo Grande na área farmacêutica

O CRF/MS se reuniu na tarde desta sexta-feira com o secretário municipal de Saúde, Ivandro Corrêa Fonseca, no gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, em Campo Grande e apresentou propostas para maior eficácia na Assistência Farmacêutica do Município e também na fiscalização sanitária, além de proposta de parceria entre os órgãos. Esta foi a primeira reunião com a nova gestão municipal.

Representando o CRF/MS, o presidente Ronaldo Abrão, o vice-presidente Wilson Hiroshi e o assessor jurídico Marcelo Alexandre Silva levaram contribuições quanto à Assistência Farmacêutica, propondo a regularização das farmácias da rede pública junto ao Conselho, adequação da estrutura física das farmácias para um atendimento mais humanizado, realização de concurso para farmacêutico, além da implantação do serviço de atenção farmacêutica nas UBS’s e UPA’s e alteração da Lei nº 4797, de 23 de dezembro de 2009, que cria o cargo de técnico de farmácia na prefeitura municipal.

A diretoria do CRF/MS entregou um documento nas mãos do secretário e também se prontificou a ficar à disposição para auxílio técnico na organização da saúde pública. “A primeira impressão que tivemos do secretário de Saúde foi que ele pensa como nós. Que a saúde não é assistencialismo, e sim prevenção e isso vem ao encontro do que o CRF/MS sempre pregou”, comparou o presidente do Conselho, Ronaldo Abrão.

Na ocasião, o secretário de Saúde sugeriu que o CRF/MS fizessem um estudo com propostas detalhadas sobre a saúde de Campo Grande na área farmacêutica. Ivandro Corrêa enfatizou que a Secretaria precisa voltar a discutir o fortalecimento das profissões regulamentadas e o papel de cada uma delas na saúde de Campo Grande.

“Estamos falando de administração de Recursos Humanos, vamos provocar reunião ampliada com todos os conselhos regionais das profissões regulamentadas e cada um na sua participação deve apresentar um estudo de redimensionamento nas nossas unidades”, explicou.

Com o estudo em mãos, o secretário afirmou que pode estabelecer um planejamento estratégico para complementar as profissões desfalcadas e ainda apresentar a proposta para elaboração de cargos e salários.

Para o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, a parceria com a Secretária de Saúde pode se tornar realidade. “O motivo da reunião é o fortalecimento do serviço farmacêutico municipal. Saúde não é construir posto, comprar ambulância e contratar médico. Saúde é mais do que isso, é não permitir que a pessoa se torne paciente”, finalizou Abrão.