CRF/MS colabora com TCU para melhorar gestão na saúde

O presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, e o assessor jurídico do Conselho, Marcelo Alexandre, participaram nesta terça-feira, 29, de uma reunião com membros do TCE (Tribunas de Contas do Estado).

O CRF/MS fará parte de um projeto que tem como objetivo elaborar um questionário sobre problemas da saúde. Para isso, o TCE está convocando representações da área da saúde para contribuir com a formulação do documento.

Após as propostas, o TCE encaminhará o questionário ao TCU, que fará a avaliação junto ao Ministério da Saúde. “Esse questionário será respondido pelos gestores da saúde, federais, estaduais e municipais. É o chamado método CSA (ControlSelf Assessment) em que o próprio gestor se avalia”, explica o diretor da divisão de avaliação de programas do TCE, Ricardo Ferreira Arruda.

O questionário sobre “governança e gestão” tem como objetivo identificar os pontos mais vulneráveis e contribuir para o planejamento de ações de controle do TCU. “Após as avaliações o TCU deverá fazer recomendações ao TCU para melhorar a gestão, sugerindo propostas”, ressalta Faraó Vieira, também da divisão do TCE.

O CRF/MS encaminhará o questionário para a Comissão de Saúde Pública do CRF/MS que analisará o documento e fara proposições na área farmacêutica. “Temos muitas sugestões que fazemos para os gestores públicos há anos, mas que em alguns casos não foram atendidas. Essa é uma oportunidade para contribuirmos para a melhoria do serviço farmacêutico e a saúde pública. Acreditamos que com o TCE e TCU, podemos ter muitas conquistas”, ressalta o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.