CRF/MS convida farmacêuticos e acadêmicos para participar de sessão itinerante da Câmara Municipal

O evento será realizado amanhã, 27 de outubro, às 9 horas, no auditório do CRF/MS

Todos os profissionais de farmácia estão convidados a participar da sessão itinerante da Câmara Municipal, que será realizada amanhã, dia 27 de outubro (quarta-feira), às 9 horas, no auditório do CRF/MS. O objetivo é discutir ações de cooperação mútua entre a Câmara e o CRF/MS com o intuito de proteger e gerar ações de proteção à saúde e bem-estar da população campo-grandense.

Durante a sessão será apresentado o Projeto de Lei Complementar n° 272/10, de autoria do presidente da Casa, Paulo Siufi, que prevê a implantação voluntária de postos de coleta para medicamentos vencidos, assim como institui ainda a política de informação sobre os riscos ambientais causados pelo descarte incorreto desses produtos, considerados resíduos domiciliares tóxicos.

Deste modo, de acordo com o PLC, caberá ao Poder Executivo, por meio do órgão competente, a responsabilidade pelo recolhimento e destinação final dos medicamentos vencidos coletados em cada ponto implantado para esse fim.

Para o autor do projeto, após o uso de medicamentos ou o vencimento desses, muitas pessoas não sabem o que fazer com as cartelas, frascos ou caixas. A falta de um lugar específico para recolher as sobras dos medicamentos, faz com que esses sejam jogados no lixo.

Ao fazê-lo, a população não imagina os danos causados às pessoas que trabalham nos lixões e ao meio ambiente, ressalta Siufi.

Outra questão que será apresentada na sessão itinerante é o Termo de Cooperação entre a Câmara Municipal e o CRF/MS, que prevê a atuação em parceria mútua para a realização de palestras, cursos e seminários acerca da atuação Farmacêutica no município, assim como outras ações que tenham como foco a atuação ética, qualificação do profissional farmacêutico e a proteção à população.

Caberá ao Conselho Regional de Farmácia de MS, sempre que solicitado e dentro das suas possibilidades legais e estruturais, a prestação de orientação e apoio técnico, visando à apuração de fatos decorrentes da má prática Farmacêutica no município de Campo Grande.

Já a Câmara Municipal de Campo Grande deverá comunicar ao CRF/MS sempre que tiver conhecimento de práticas Farmacêuticas eventualmente irregulares no município e quaisquer projetos alusivos ao setor farmacêutico na capital.

Para Ronaldo Abrão, o evento é de suma importância e a participação dos profissionais nesta discussão, imprescindível.

A inserção do farmacêutico nas discussões que envolvem a sociedade é o que há tempos buscamos e neste momento, somos contemplados historicamente com tal oportunidade. Portanto, abraçá-la e cumprir nosso papel social demonstra além de maturidade, o caminho do reconhecimento que tanto buscamos, afirma.

Para a discussão e conhecimento dos temas citados, a participação de todos os farmacêuticos é imprescindível. Por isso, solicitamos a presença dos profissionais e acadêmicos de farmácia e convidamos todos os profissionais da área de saúde, ressaltando que haverá controle de presença profissional, para fins de controle de ausência em eventual fiscalização e aos acadêmicos, será emitida declaração de participação.

Serviço – A sessão itinerante da Câmara Municipal será realizada às 9 horas dia 27 de outubro (quarta-feira) no auditório do CRF/MS, localizado na Rua Rodolfo José Pinho, n° 66, Jd. São Bento. Mais informações pelo 3325-8090.