CRF/MS deverá passar por nova eleição para escolha da diretoria
Segundo o que determina o próprio regulamento, o CFF deverá organizar novas eleições o que deve acontecer em um prazo máximo de 90 dias, podendo ser prorrogada por mais 90 dias
O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul) provavelmente, segundo o regulamento eleitoral do CFF (Conselho Federal de Farmácia) fará uma nova eleição para a escolha da diretoria. Ao final da votação realizada no último dia 7, foi constatado que a chapa 2, que obteve 1.168 votos, contra 1.112 votos da chapa 1, elegeu apenas dois de seus componentes como conselheiros regionais, não atendendo ao requisito disposto no artigo 37 do regulamento eleitoral, que estabelece que para ser eleita e tomar posse, deve ter 50% mais um de seus membros como conselheiro, o que totaliza um número mínimo de três.
Baseado nesse artigo do regulamento eleitoral, a eleição para a diretoria do CRF/MS não se deu por conclusa e portanto, segundo o que determina o próprio regulamento, o CFF deverá organizar novas eleições o que deve acontecer em um prazo máximo de 90 dias, podendo ser prorrogada por mais 90 dias. Enquanto isso, uma junta nomeada pelo CFF tomará à frente do Regional a partir de janeiro de 2014.
Para conselheiros regionais com mandato de 2014 a 2017 foram eleitos: Ronaldo Abrão, com 1232 votos, Osnei Okumoto, com 1229 votos, Kelle de Cássia Luz Slavec, com 1093 votos, Thiago de Freitas Santos com 1093 votos, Adam Macedo Adami com 1073 votos e Flavia Buainain Thomazi com 1060 votos. Como Conselheira Suplente, Paula Nassar com 1055 votos.
Para o mandato de 2015 e 2018, foi eleito como conselheiro regional Cleber Massato Toda, com 1155 votos.
Para conselheiro federal, foi eleita, Ângela Cristina Rodrigues Cunha Castro Lopes como conselheira efetiva e de suplente Márcia Regina Cardeal Gutierrez Saldanha.
O candidato à presidente pela chapa 2, Thiago de Freitas Santos, recorreu alegando irregularidades no pleito, o que será encaminhado pela comissão eleitoral ao CFF. Uma via do resultado foi impressa e imediatamente afixada na sede do CRF/MS, local visível de ser copiado por qualquer pessoa.
As votações foram realizadas em todo País, em Mato Grosso do Sul e mais 10 estados, o processo foi exclusivamente pela internet, através do site www.votafarmaceutico.org.br. A empresa responsável pelo processo eleitoral foi contratada pelo Conselho Federal de Farmácia por meio de licitação. Uma outra empresa, também contratada por licitação, ficou responsável pela auditoria das eleições, devendo ser ressaltado que o CRF/MS não tem ou teve qualquer ação sobre o processo eleitoral cabendo essa incumbência unica e exclusivamente ao CFF.