CRF/MS e acadêmicos realizam 70 atendimentos na Cidade da Saúde

O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia) do Estado de Mato Grosso do Sul e os acadêmicos do Pet (Programa de Educação Tutorial) de Farmácia da UFMS realizaram 70 atendimentos durante ação na Cidade da Saúde, nesse domingo (15). Compondo as mais de 120 tendas, o CRF/MS ofereceu aferição de pressão e dosagem de glicemia, além de orientações quanto ao descarte de medicamentos.

A aposentada Helena da Silva Santos, 69 anos, foi uma das primeiras a aferir pressão e dosar a glicose. Acompanhada da neta, foi até os altos da Afonso Pena para caminhar e aproveitou para cuidar da saúde.

“É muito bom ações como essa, porque a gente toma conhecimento de coisas que até então tinha esquecido e aprende cada vez mais”, comenta.

Tanto a pressão quanto a glicose estavam dentro do normal, reflexo dos cuidados da aposentada. “Eu vou com frequência ao posto de saúde para medir tudo certinho”, disse.

O motorista Pedro Téofilo Peralta, 43 anos, estava na Cidade de Saúde a serviço, mas fez questão de gastar uns minutinhos para saber como estava a pressão. “Eu não esperava fazer, mas fiz. E deu tudo normal, é porque eu me cuido”, respondeu.

Entre aferir pressão, fazer a dosagem capilar e anotar os resultados, os acadêmicos do 7° semestre do curso de Farmácia da UFMS, puderam treinar o contato com o público como farmacêuticos.

“Na farmácia ou em qualquer ocasião, quando o paciente chegar para conversar e pedir orientação, você tem que ter subsídio para o atendimento, por isso é importante este contato”, ressalta a acadêmica Barbara Medeiros Dantas, 21 anos.

Enquanto um acadêmico aferia a pressão ou fazia a dosagem de glicemia, o outro reunia os dados em um questionário, para posterior avaliação e publicação.

“Perguntamos se tem alguma doença, marcamos se é diabético ou hipertenso. Acho bom para a população que tem acesso a estes serviços e até o reconhecimento do nosso trabalho”, completou Barbara.

Para a tutora do projeto, professora Maria Teresa Duenhas, os acadêmicos têm uma oportunidade ímpar para resgatar a importância do farmacêutico como profissional de saúde, em ações como estas.

“Ao longo do tempo o farmacêutico foi saindo do ambiente de farmácia e agora está vivenciando essa mudança na formação. Ele precisa estar inserido nas políticas públicas de saúde, precisa ter vivência de lidar com o público. Este tipo de atividade aproxima o acadêmico de uma realidade que ele vai encontrar após a formação”, explica.

Além da experiência profissional, a tutora destaca a integração entre acadêmicos e CRF/MS através da ação na Cidade da Saúde. “É bom para eles entenderem que o Conselho não trabalha só na fiscalização, como também na promoção de saúde da população”, completa.

Para o presidente em exercício do CRF/MS, Wilson Hiroshi, trabalhar com a população mostrando o papel do farmacêutico é fundamental porque valoriza a atuação do profissional e mostra os serviços que podem se prestados em uma farmácia e drogaria.

"O tema da Campanha da Fraternidade deste ano é a saúde, a contribuição que a classe farmacêutica pode dar é trabalhar para transformar as farmácias em drogarias em verdadeiros estabelecimentos de saúde, provendo serviços farmacêuticos de prevenção e promoção da saúde", finalizou Hiroshi.