CRF/MS e CRM/MS realizam o 1º Simpósio Medico-Farmacêutico

O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul) e o CRM-MS (Conselho Regional de Medicina de MS) realizaram no dia 6 de novembro, o 1º Simpósio Médico-Farmacêutico, um evento sobre “Prescrição Farmacêutica”.

O objetivo foi discutir a nova forma de atuação do farmacêutico, que com as resoluções 585 e 586 do CFF, passaram a poder prescrever medicamentos livres de prescrição médica. “Queremos demonstrar aos médicos que com essas novas resoluções a profissão farmacêutica praticamente renasce e que não vamos interferir na área médica, muito pelo contrário a nossa intenção é somar esforços para uma saúde pública muito melhor. Foi também uma maneira de tirar dúvidas dos profissionais e aproximar os mesmos”, relata o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.

Foram realizadas duas palestras. Uma com o assessor da Presidência do Conselho Federal de Farmácia, Tarcísio José Palhano, que também é Coordenador Técnico-Científico do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim)/CFF. A outra palestra foi com a presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul, Rosana Leite de Melo, que também é mestre em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010).

O Farmacêutico Tarciso José Palhano, afirmou que depois de muita luta, a categoria comemora o direito legal de prescrição farmacêutica. "As campanhas publicitárias e os artistas já indicam medicamentos isentos de prescrição médica há tempos, e fazem isso, sem conhecimento científico e habilidades clínicas, no entanto um medicamento mal administrado ou mal prescrito pode causar danos à saúde do paciente, portanto é imprescindível a orientação de um profissional da saúde. Com a consulta farmacêutica podemos diminuir a automedicação", destaca o profissional.

O Simpósio foi realizado na sede do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul e contou ainda com a presença de diversas autoridades da área da saúde, entre elas: o presidente do Sindicato dos Médicos (Sinmed/MS), Waldir Shigueiro Siroma, o vice-presidente do CRM/MS, Celso Rafael Gonçalves Codorniz, vice-presidente do CRF/MS, Osnei Okumoto e o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Mato Grosso do Sul (Sinfarms), Luiz Gonçalves Mendes Júnior.