Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

CRF/MS e Sebrae estendem plano “Desenvolve Farmácia” para interior do Estado

O plano “Desenvolve Farmácia” do Sebrae em parceria com o CRF/MS agora contempla também os municípios do interior de Mato Grosso do Sul. Lançado na Capital em julho, o projeto propõe melhorar as condições de gestão do grupo de micro e pequenas empresas farmacêuticas por meio de atendimento e consultoria individual. Pioneiro no País, a iniciativa tem a melhor receita para o crescimento do setor na Capital e a ideia é que se torne referência nacional.

A luta por um setor farmacêutico forte e ético sempre foi bandeira e objetivo do trabalho da atual gestão do Conselho, principalmente para com as pequenas e médias empresas e estabelecimentos de propriedade de farmacêuticos.

“Essa é mais uma ferramenta que disponibilizamos para fortalecer o setor, não só da Capital, como também do interior. Os farmacêuticos proprietários não podem perder essa oportunidade de ver não só a sobrevivência, mas a prosperidade dos negócios”, completa Abrão.

Segundo levantamento feito pelo Sebrae, o mercado de saúde tende a ser um ramo pouco sensível às variações econômicas e com forte entrada de capital estrangeiro na indústria farmacêutica. A ampliação de renda disponível está diretamente ligada ao aumento do uso de serviços e produtos relacionados à saúde.

No quesito atendimento, o Sebrae identificou que o consumidor dos serviços e produtos de saúde estão de forma geral insatisfeitos principalmente pelo tempo de espera, condições de acesso, falta de foco e cuidado com o cliente.

Em cima desse estudo, o Sebrae, junto do CRF/MS propôs aos farmacêuticos aplicar um plano específico de consultoria que envolve: aplicação do diagnóstico, avaliar como a empresa está na área de gestão e apresentar pontos a serem melhorados, consultoria em marketing e serviços, em mercado e varejo, de forma a pensar em estratégias para exposição dos produtos e consultoria em planejamento e estoque. Em cada etapa será entregue ao proprietário os pontos de melhoria que ele precisa seguir que vão servir de base para os demais serviços.

Aos proprietários de farmácias interessados é preciso manter contato diretamente com o Sebrae que vai disponibilizar técnicos para ida até os estabelecimentos. O contato pode ser feito com o representante da Unidade de Serviço e Comércio do Sebrae, Daniel Amorim Souza Centurião, pelos telefones: 3389-5352 ou 0800-570-0800 ou ainda pelo e-mail: daniel.centuriao@ms.sebrae.com.br.

Em questão de custos, o Sebrae subsidia 80% dos valores, pelo fundo disponível na área de inovação e tecnologia Sebrae Tech. Os outros 20% ficam por conta de cada empresário.