Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

CRF/MS e Sinfar/MS participam de Semana de Assistência Farmacêutica em Maracaju

No evento, Conselho e Sinfar/MS esclareceram dúvidas dos profissionais e ouviram sugestões

O CRF/MS esteve nesta sexta e sábado em Maracaju, participando da IV Semana de Assistência Farmacêutica, realizada na Caixa de Previdência dos Servidores Municipais de Maracaju. No evento, Conselho e Sinfar/MS esclareceram dúvidas dos profissionais e ouviram sugestões.

A abretura do evento contou com a presença de vários farmacêuticos e dos vereadores do município, Bruno Barros e Thiago Caminha.

Representando o CRF/MS, estiveram presentes o presidente, Ronaldo Abrão, o vice-presidente Wilson Hiroshi, o tesoureiro Adam Macedo Adami e o assessor jurídico do Conselho, Marcelo Alexandre da Silva, que explicaram as atribuições do Conselho.

Na sexta-feira, o presidente do Sinfar/MS, Luiz Gonçalves Mendes Júnior, falou sobre o piso salarial e questões trabalhistas, como jornada de trabalho e benefícios.

Durante o sábado na parte da manhã, o diretor do CRF/MS e gerente de Medicamentos e Produtos da Vigilância Sanitária Estadual, Adam Macedo Adami, explicou aos farmacêuticos o que mudou com a nova versão do SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados) com a palestra “SNGPC versão 2.0 Antimicrobianos”.

Maracaju conta hoje com 45 profissionais farmacêuticos e cerca de 28 estabelecimentos entre farmácias e drogarias que compõe a Asfarma (Associação dos Farmacêuticos de Maracaju), idealizadora da semana de Assistência Farmacêutica, já tradicional no calendário da cidade.

Para o presidente da entidade, Kalil Nabhan de Barros, a vinda do CRF/MS e Sinfar/MS até o município foi proveitosa, principalmente com a palestra do SNGPC. “É muito recente e ainda causa muitas dúvidas nos profissionais, como onde enquadrar antibióticos e problemas no Sistema”, comentou.

Fechando a programação, no sábado à tarde, foi realizada uma mesa redonda onde farmacêuticos discutiram a situação dos plantões das farmácias da cidade que têm sido motivo de atritos entre estabelecimentos que abrem fora de escala de plantão. O debate foi acompanhado pelo vereador Thiago Caminha.

O presidente do Conselho, Ronaldo Abrão, destacou que todas as cidades deveriam ter a associação de farmacêuticos. “Isso só traz benefícios para a profissão. Os farmacêuticos de Maracaju estão de parabéns pelo evento e devem continuar sendo atuantes servindo de exemplo para outras cidades do nosso Estado”.