CRF/MS e UFMS fazem curso de extensão para Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica

Inscrições até dia 21 de agosto

O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de MS) e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (FACFAN/UFMS) realizam de agosto a dezembro deste ano o curso de extensão “Tópicos Especiais em Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica”.

O curso está sob coordenação geral da Professora Dra. Camila Guimarães Polisel (FACFAN/UFMS) e tem o apoio da Sbrafh-MS.

Será um curso de educação continuada, na modalidade de ensino à distância (EAD), ofertado em 08 módulos de 06 horas cada (2,5 horas de aula e 3,5 horas de estudos dirigidos), realizados por meio de ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs).

A carga horária total do curso será de 48 horas e um total de 100 vagas serão disponibilizadas, sendo 90 para profissionais farmacêuticos inscritos no CRF/MS e atuantes na área de Farmácia Hospitalar ou Farmácia Clínica e 10 vagas para acadêmicos de Cursos de Graduação em Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul.

A intenção é formar mão de obra para o fortalecimento do trabalho colaborativo e interprofissional em saúde no âmbito da farmácia clínica e hospitalar. Contemplar demandas oriundas de profissionais farmacêuticos atuantes na Atenção Primária à Saúde, inscritos no Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul e ainda contribuir com a qualificação de acadêmicos do Curso de Farmácia da UFMS, de residentes dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde e de profissionais farmacêuticos atuantes nas áreas de farmácia hospitalar e farmácia clínica. A qualificação visa proporcionar a todos o compartilhamento de experiências e vivências com o propósito de fomentar a discussão, a reflexão e o desenvolvimento de habilidades farmacêuticas centradas no paciente, fortalecendo a formação clínica e o trabalho interprofissional em saúde.

Programação das aulas:

• Orientação farmacêutica direcionada ao preparo e administração de medicamentos. (25/08/2020) – Carga horária: 6h

• Cuidado farmacêutico no Idoso. (08/09/2020) – Carga horária: 6h

• Trabalho Interprofissional em Saúde e Acompanhamento Farmacoterapêutico na Hipertensão. (22/09/2020) – Carga horária: 6h

• Erros de Medicação e Segurança do Paciente. (06/10/2020) – Carga horária: 6h

• Desafios e Oportunidades do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica à Saúde. (20/10/2020) – Carga horária: 6h

• Atuação do Farmacêutico no Manejo Clínico do Paciente Crítico. (03/11/2020) – Carga horária: 6h

• Cuidado Farmacêutico no Acidente Vascular Cerebral (AVC): fase aguda e prevenção secundária. (17/11/2020) – Carga horária: 6h

• Farmácia Clínica em Cuidados Paliativos. (01/12/2020) – Carga horária: 6h

***Todas as aulas serão realizadas por videoconferência do Goggle Meet.

Como fazer a inscrição:

Requisitos/critérios para inscrição:

Para profissionais: farmacêutico registrado ao CRF/MS, apresentar comprovação de experiência em farmácia hospitalar ou clínica, ou apresentar comprovação de conclusão e/ou matrícula em curso de pós-graduação em farmácia hospitalar ou farmácia clínica.

Para alunos: estar devidamente matriculado no curso de farmácia e comprovar vínculo a instituições de ensino superior no Estado de MS.

A inscrição deverá ser feita até o dia 21 de agosto. CLIQUE AQUI e faça download agora mesmo da ficha de inscrição.

(ENVIAR FICHA DE INSCRIÇÃO DEVIDAMENTE PREENCHIDA + DOCUMENTOS DIGITALIZADOS PARA: RELACOESPUBLICAS@CRFMS.ORG.BR )

INFORMAÇÕES: (67) 9844-9371 WHATSAPP.