Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

CRF-MS é vítima de ataque de hacker e já trabalha para normalizar os sistemas

Banco de dados não foi prejudicado e equipe de Secretária e outros setores se organizam para atender as demandas em regime emergencial até o sistema voltar a qualquer momento!

A segurança virtual de todos os sistemas de informática é um dos principais desafios para empresas e órgãos públicos, mas que também já chegou ao cidadão. São inúmeros casos de ataques cibernéticos que vão desde a clonagem de um número de WhatsApp e e-mails de pessoas comuns até invasão de sistemas da Agência Espacial Americana (NASA), Superior Tribunal de Justiça (STJ), plataforma Yahoo, entre outras.

Nesta semana, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS) identificou em seu sistema o ataque virtual de um hacker que travou alguns serviços internos da autarquia federal, onde profissionais da Capital e interior tiveram dificuldades de utilizar as plataformas, como o “CRF-MS em Casa”.

Apesar de o ataque impedir novos acessos dos farmacêuticos ao sistema, os criminosos virtuais não conseguiram acessar os dados dos profissionais e do Conselho, e o backup segue intacto para novas instalações e atualizações, o que já está sendo providenciado. Dando transparência no combate a esse tipo de crime, representantes do CRF-MS já foram a sede da Polícia Federal e formalizaram o registro da ocorrência.

Ao identificar a invasão, imediatamente o CRF-MS adotou procedimentos estratégicos para proteger os dados e os trâmites administrativos que passam pelos sistemas e a equipe de Informática já está atuando na restauração do backup para reativar o sistema a qualquer momento. “Criminosos virtuais atuam a todo o momento em todo lugar do planeta causando prejuízos a empresas, instituições públicas e profissionais das mais diversas áreas. Desta vez a vítima desse tipo de crime foi o CRF mas não tiveram êxito, pois o Conselho agiu imediatamente e está comunicando seus profissionais e empreendedores do setor que alguns serviços ocasionaram um pequeno atraso e instabilidade do atendimento, mas tudo está sendo normalizado”, afirma a presidente Daniely Proença.

De acordo com pesquisas recentes da empresa de segurança Proofpoint publicada na imprensa, as invasões de hackers deixam prejuízos incalculáveis em empresas. Em Mato Grosso do Sul, bem mais perto de nós, os sites oficiais do Governo do Estado já foram hackeados, entre eles o portal de serviços do Detran e da Polícia Civil. O caso mais recente de ataque virtual em grandes proporções foi da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Para reduzir os transtornos aos farmacêuticos dos 79 municípios do Estado, o CRF-MS imediatamente montou uma operação de atendimento em diversos canais. Para isso, a equipe de Secretaria informa que, enquanto o Departamento de Informática trabalha para restabelecer o sistema, os interessados em tramitar documentos, tirar dúvidas, saber do tramitação de algum assunto ou documentos, podem se comunicar pelos seguintes meios:

Fone fixo: (67) 3325-8090
Fone WhatsApp: (67) 3325-8090
E-mail: atendimento@crfms.org.br

De acordo com a presidente Daniely Proença, “desde o início do ano todos os farmacêuticos sabem do compromisso que a Diretoria e os Conselheiros têm com cada um, principalmente porque estamos inovando nos trabalhos e na forma de atender. Mas, de maneira triste e bastante solidária, o CRF-MS solicita a compreensão de todos neste momento em que a nossa Casa do Farmacêutico foi vítima de criminosos virtuais, os chamados hackers. É hora de dar as mãos, superar juntos esse desafio, reforçar a segurança virtual e voltar a normalidade. Este tipo de ataque virtual aconteceu justamente no momento em que estamos todos reunidos no CRF para discutir melhorias no atendimento, como a contratação de mais colaboradores, ampliação de telefones, agilidade dos sistemas, entre outros investimentos que estamos fazendo, mas adianto aos criminosos que o CRF-MS estará sempre forte para combater esse tipo de ataque e que os nossos investimentos vão continuar, pois fizemos esse compromisso de melhor atender e vamos cumprir”.

O Conselho tem se modernizado e investido recursos e mão de obra a medida que a profissão avança e o setor cresce a cada dia. “Já temos no planejamento da gestão novos investimentos para reforçar essa segurança virtual e estamos em contato com outros Conselhos e entidades de classe para trocas experiências e evitar que esse tipo de crime prejudique outros conselhos de farmácia pelo país. É a chamada gestão compartilhada e os farmacêuticos podem continuar confiando no seu CRF-MS porque estamos trabalhando juntos 24 horas por dia e a nossa profissão é tão importante que não merecemos ser vítimas desse tipo de crime, mas infelizmente quem atua no lado mal do mundo virtual não tem sentimento. Somos maiores que esses desafios e vamos vencer um a um pelo respeito e em nome da classe farmacêutica”, conclui a presidente Daniely Proença.

Para mais informações ou dificuldades em fazer o contato com o CRF-MS, outras assessorias podem ser comunicadas/acionadas: Assessor de Gestão (67) 99946-3635, Ouvidoria (67) 99985-0185, Assessoria Técnica (67) 9635-6563 e Assessoria Institucional (67) 99251-0791.

A presidente do CRF-MS, Daniely Proença, também disponibiliza o seu telefone para contribuir nos atendimentos e tirar eventuais dúvidas. O número é (67) 99282-0717.