CRF/MS entra na luta contra o câncer de mama: farmacêutico oriente seu paciente a fazer o autoexame

O CRF/MS entrou na campanha “Outubro Rosa”, na luta contra o câncer de mama. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), só em 2014 são esperados 57.120 novos casos de câncer de mama no Brasil. Não há uma causa única para a doença, são diversos fatores, mas ser mulher e envelhecer são os que mais aumentam o risco da doença.

Como profissional da saúde mais perto da população, o farmacêutico tem a missão de levar informação aos pacientes. É importante orientar para que as mulheres realizem o autoexame nas mamas e consultem um médico regularmente. Os exames podem ajudar a identificar o câncer antes mesmo de os sintomas aparecerem.

O presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, explica que para chamar a atenção dos farmacêuticos o Conselho adotou a bandeira rosa no mastro que fica na frente da instituição e ainda a campanha virtual lembrando a importância do Outubro Rosa como um alerta para a prevenção do câncer de mama.

"É também papel do Farmacêutico, levar até a população as informações de como detectar a doença e como o autoexame que é simples e fácil de se fazer e que no caso de encontrar alguma alteração, é preciso recomendar para que as pacientes procurem imediatamente uma avaliação médica", frisa Abrão.

Independentemente da idade, as mulheres precisam conhecer o seu corpo e saber o que é ou não normal em suas mamas, é recomendado que a mulher faça exames de rotina de acordo com a sua idade. Os exames podem ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas.

No Brasil, as orientações para detecção precoce do câncer de mama são:

Mulheres de 40 a 49 anos: Realizar o exame clínico das mamas anualmente.

Mulheres de 50 a 69 anos: Realizar exame clínico das mamas anualmente e mamografia a cada dois anos.

Algumas informações são muito importantes: Mulheres com risco elevado para câncer de mama (caso na família de câncer de mama masculino; ter parente de primeiro grau [mãe, irmã, filha] que teve câncer de mama antes dos 50 anos; parente com câncer de mama bilateral (nas duas mamas) ou no ovário, em qualquer idade), conversar com o seu médico para avaliação do risco e decidir a conduta a ser adotada.

Veja aqui todo material de campanha.