CRF/MS esclarece dúvidas dos profissionais de Corumbá e Ladário
O setor farmacêutico passa por mudanças constantemente e, para acompanhá-las, é necessário que os profissionais estejam atentos. Nem sempre os profissionais conseguem estar ligados às novidades de sua área e, para suprir esta necessidade, o CRF/MS vai aos municípios do interior de Mato Grosso do Sul com o objetivo de esclarecer dúvidas que ainda restam. No dia 18 de setembro foi a vez de farmacêuticos de Corumbá e Ladário receberem a visita do presidente Ronaldo Abrão.
“Os farmacêuticos que ficam longe da Capital sofrem muito com a dificuldade de acesso às informações e eles, assim como os de Campo Grande, precisam buscar notícias relacionadas a tudo que cerca a nossa profissão”, destaca Abrão.
Durante a reunião, ele explicou aos farmacêuticos o que deve ser feito nas farmácias e drogarias para estarem adaptadas à RDC 44 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que determina o fim da venda de produtos alheios à saúde. Abrão também falou da RDC 47, que trata das mudanças nas bulas de medicamentos. “São duas resoluções novas e que os profissionais devem ter domínio destes conteúdos”, ressalta o presidente.
Entretanto, Abrão pontua que existem assuntos antigos e que ainda deixam dúvidas aos farmacêuticos. É o caso da atuação dos técnicos nos estabelecimentos farmacêuticos. O presidente voltou a explicar que a legislação permite o trabalho dos técnicos apenas em cidades onde não existe farmacêutico e com falta de farmácia para atender a população, mesmo assim somente após a publicação, em jornal de grande circulação, para informar a disponibilidade da vaga.
Dados do setor de fiscalização revelam que Corumbá tem quatro estabelecimentos clandestinos, uma farmácia sem profissional responsável e duas que funcionam sem a Certidão de Regularidade, documento emitido pelo CRF/MS e que comprova se o profissional está apto para atuar no estabelecimento. Já a cidade de Ladário tem duas farmácias e uma está irregular porque não tem a Certidão de Regularidade.
De acordo com Abrão, reuniões como estas são sempre produtivas, portanto, continuarão a ser realizadas ao longo do ano. Hoje será a vez de Aquidauana receber a visita do diretor e do presidente do Sinfarms (Sindicato dos Farmacêuticos de Mato Grosso do Sul), Luiz Gonçalves Mendes Júnior. Na conversa com a categoria, Abrão aproveitou para incentivar a criação da associação dos farmacêuticos de Corumbá e Ladário.