Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

CRF/MS fala sobre a profissão farmacêutica durante programa de orientação vocacional da Mace

Abrão falou sobre a profissão farmacêutica e comentou em relação ao número de profissionais que se formam por ano em Mato Grosso do Sul, além das universidades que oferecem o curso

O CRF/MS esteve mais uma vez presente no Programa de Orientação Vocacional do colégio Mace, na manhã desta segunda-feira, em Campo Grande. O evento que tem por objetivo levar profissionais das áreas de Saúde, Humanas, Biológicas e Exatas, para falar da realidade dos cursos e da carreira aos alunos do Ensino Médio, contou com a participação do presidente do Conselho, Ronaldo Abrão.

Abrão falou sobre a profissão farmacêutica e comentou em relação ao número de profissionais que se formam por ano em Mato Grosso do Sul, além das universidades que oferecem o curso. As 74 áreas de atuação do farmacêutico foi o que chamou a atenção dos cerca de 60 alunos que acompanharam a palestra.

“A área do medicamento é privativa do farmacêutico, no entanto existem outras 73 áreas onde o farmacêutico atua em conjunto com os demais profissionais de saúde”, frisou.

Ronaldo falou ainda do trabalho do farmacêutico quanto à orientação do uso correto de medicamentos e que com isso o profissional consegue promover no paciente a eficácia do tratamento, evitando que ele volte ao médico e prolongue assim o tratamento.

“O farmacêutico deve ter como foco de qualquer forma de atuação profissional, o paciente e não o medicamento”, ressaltou.

E para finalizar, expôs aos alunos a visão do farmacêutico pela OMS (Organização Mundial de Saúde), no documento publicado que considera a categoria como um profissional sete estrelas.

“O farmacêutico é um prestador de serviços farmacêuticos em uma equipe de saúde, ele precisa ser capaz de tomar decisões, ser comunicador, um líder, ter a capacidade de gerenciar, se atualizar permanentemente e ser um educador”.