Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

CRF/MS fala sobre medicamentos vencidos para escoteiros do grupo Zilda Arns

A presença do CRF/MS junto aos escoteiros do grupo Zilda Arns é parte da ação que será realizada no dia 8 de junho, o XXII MUTECO

O sábado foi de aprendizado para crianças e adolescentes escoteiros do grupo Zilda Arns. O presidente do Conselho, Ronaldo Abrão, explicou os riscos dos medicamentos vencidos para cerca de 50 escoteiros, no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande.

Em um bate-papo, Abrão falou que os medicamentos quando caem na água, sempre voltam para as casas porque as estações de tratamento não conseguem retirar as substâncias por completo.

Abrão falou também que jogar os medicamentos no lixo, pela pia ou vaso sanitário poluem o Meio Ambiente e podem fazer aparecer super bactérias que podem até matar.

“Para isso é preciso jogá-los da forma ambientalmente correta. E o que se faz então com o medicamento vencido? Procure um farmacêutico para orientação, leve no posto de saúde ou na farmácia onde você comprou”, ensinou o presidente.

A presença do CRF/MS junto aos escoteiros do grupo Zilda Arns é parte da ação que será realizada no dia 8 de junho, o XXII MUTECO (Mutirão Escoteiro de Ação Ecológica) para recolhimento de medicamentos vencidos.

O evento será realizado no Parque das Nações Indígenas com apoio do CRF/MS na orientação e na destinação ecologicamente correta dos resíduos sólidos de saúde em parceria com a Oxinal Ambiental.

O CRF/MS desde 2007 vem tratando deste assunto com diversos segmentos da sociedade com o objetivo de alertar e orientar população e gestores públicos da importância do tema para a saúde pública.

“Quando o grupo de escoteiros Zilda Arns nos procurou, percebemos que a semente plantada está germinando e dando frutos. Temos agora um pequeno exército de crianças comprometidas com as boas ações que levará até a população panfletos e informações sobre o risco destes medicamentos dentro das residências”, finalizou Abrão.