CRF/MS fala sobre o retrocesso na liberação de medicamentos nas prateleiras no Portal Educação

O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul) fala logo mais, às 18h sobre o retrocesso na liberação da venda de medicamentos em prateleiras, no Porta Palestra, pelo Portal Educação. A palestra é gratuita e transmitida ao vivo pelo www.portaleducacao.com.br.

A decisão de voltar os medicamentos isentos de prescrição médica para as prateleiras foi anunciada na última sexta-feira pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O CRF/MS repudia o posicionamento da Agência e considera a medida sem fundamentação técnica e baseada em argumentos inconsistentes. Além do que, a decisão induz à automedicação e ao uso irracional de medicamentos, contribui para o aumento no total de casos de intoxicação por medicamentos e estimula a falsa percepção de que remédios isentos de prescrição são inofensivos ou inócuos à saúde humana, entre outros pontos.

A determinação representa ainda um grave retrocesso à saúde pública e leva em conta apenas a defesa dos interesses econômicos e não a saúde das pessoas. As audiências e consultas públicas, criadas para ouvir a sociedade, não foram respeitadas por parte da Agência. O resultado da consulta, apresentado pela própria Anvisa, mostrou que mais de 70% das 152 manifestações registradas, foram contrárias ao retorno dos MIPs e ao autosserviço e esta opinião não foi respeitada, tornando inúteis as audiências e consultas públicas.

A decisão também vai contra as políticas governamentais de saúde do atual Governo Federal, e, especialmente ao veto aposto pela presidenta Dilma Roussef ao artigo 8º da Medida Provisória 549-B/2011 – que proibiu a venda do mesmo tipo de medicamento em armazéns, supermercados, empórios e afins.

Para entender as consequências dessa decisão, basta acessar www.portaleducacao.com.br/palestras. Para a inscrição é só clicar aqui e preencher o e-mail e área de atuação do interessado. Ao final, o público vai receber a declaração digital, válido como certificado no e-mail.