CRF/MS fará reunião para discutir preços éticos em laboratórios

Reunião marcada para 8 de maio poderá colocar fim em um problema enfrentado por profissionais que trabalham em laboratórios clínicos: a falta de critério nos preços dos exames e serviços. O CRF/MS além de participar da elaboração de uma proposta para fixação dos valores será palco de uma discussão, que deverá envolver empresários ligados ao setor, o CRF/MS e o CFF. O evento será às 18 horas na sede do CRF/MS no Anfiteatro Heldir Ferrari Paniago. De acordo com o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, a entidade entrou “nesta briga” em benefício do setor de Análises Clínicas e da população, uma vez que, a falta de preços éticos é um fator que contribui para as más práticas profissionais. Nos dias 17 e 18 de março de 2008, o assunto foi discutido em Brasília (DF), durante o II Seminário Sobre Preços Éticos em Laboratório Clínico no CFF (Conselho Federal de Farmácia). O objetivo era formular uma proposta de resolução para estabelecer uma tabela ética de honorários profissionais em análises clínicas. O projeto em estudo aponta que a necessidade de prover os farmacêuticos-bioquímicos com preços éticos é fundamental para que as relações profissionais sejam as mais harmônicas possíveis. Abrão defende que para a constituição de uma tabela ética devem ser considerados critérios como: veracidade dos resultados dos exames, manutenção das resoluções de Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), impostos, contribuições e taxas que devem ser recolhidos regularmente, direitos trabalhistas, de segurança e ambientais e todos os custos necessários para garantir condições mínimas à realização de exames com qualidade.