CRF/MS firma parceria com Sebrae para plano de consultoria à farmácias
O CRF/MS convida todas as farmácias que quiserem aderir ao programa para que entre em contato com o Conselho pelo e-mail: gexcrfms@crfms.org.br
O CRF/MS se reuniu com representantes da Unidade de Serviço e Comércio do Sebrae para fechar parceria de uma consultoria a um grupo de 20 farmácias. A reunião foi para apresentar um plano de ação para estimular o empreendedorismo e revitalizar o comércio de farmácias e drogarias que não estão ligadas a grandes grupos empresariais, se situam tanto em regiões mais periféricas como a central e com um número reduzido de funcionários.
Dentro do plano, o Sebrae propõe realizar um diagnóstico em cima de visitas individuais às empresas, onde um consultor vai estudar cada caso, apresentar as demandas do estabelecimento, planejar o diagnóstico e acompanhar todo resultado do plano de ação.
No projeto, o Sebrae trabalharia o atendimento ao cliente com oficinas, grupos de vivência e adequação às legislações e regularização da formalização. Na área de marketing, o foco está nas possibilidades de utilização de novos canais de venda, além de estratégias de fidelização do cliente. O visual de cada estabelecimento também entra no diagnóstico, com soluções em cima do planejamento de estoques, métodos de controle, destinação de resíduos. Ainda no plano, o Sebrae também propõe apresentar a ideia do associativismo ao grupo.
Ao presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, o representante da Unidade, Daniel Amorim Centurião e a gerente Eliane Arruda do Nascimento apresentaram os pontos críticos tanto para a constituição de farmácias e drogarias, quanto para o funcionamento.
Entre os pontos críticos na constituição está o mercado da região de atuação, espaço oferecido pela concorrência, mix de produtos e serviços a serem disponibilizados, fidelização dos clientes potenciais, preços, adequação física e sanitária à legislação vigente.
Quanto ao funcionamento, o Sebrae já detectou os problemas de formalização, controle de estoque de medicamentos, manutenção da adequação física e sanitária a legislação vigente, fiscalização, destinação de resíduos, obrigatoriedade de venda com receituário, preços, qualidade no atendimento, fidelização, organização e atratividade e adequação para filiação a uma rede.
O CRF/MS convida todas as farmácias que quiserem aderir ao programa para que entre em contato com o Conselho pelo e-mail: gexcrfms@crfms.org.br e manifestem a intenção de participar do grupo para que posteriormente haja uma reunião de apresentação pelo Sebrae e formação do ou dos grupos. É preciso endereçar o e-mail com o assunto “Plano de Consultoria Sebrae” com dados como razão social, CNPJ, representante legal e telefone para contato.
Segundo o programa, os resultados esperados dentro da consultoria são: adequação física em pelo menos 25% do público atendido; adequação visual e mercadológica de pelo menos 50% do público atendido; adesão de 10% do público atendido a uma forma associativa de mercado; ampliação de 5% no faturamento bruto do público alvo atendido; aumento de 5% do número de clientes atendidos.
O custo da consultoria fica 80% por conta do próprio Sebrae e o restante para os proprietários das farmácias participantes. O programa inclui 500 horas de atendimento de consultoria e 20 horas de atendimento de instrutória.