CRF/MS inaugura novo prédio

“Estamos passando o batom na noiva, uma noiva que está sendo preparada há muitos anos”, disse o presidente do CRF/MS, Antônio José Paniago Neto, “Tonzé”, durante o discurso de inauguração do novo prédio da entidade – evento ocorrido dia 26 de abril. A ampliação materializa uma série de mudanças administrativas, que têm como objetivo garantir melhor atendimento aos farmacêuticos. A cerimônia de inauguração foi breve e reuniu vários profissionais, que lotaram o auditório do CRF/MS. Os discursos enfatizaram a eficácia do trabalho desenvolvido pelo CRF/MS, que além de cumprir sua função primordial de fiscalização, tem investido na qualificação profissional. “Esta inauguração enseja não só a importância do Conselho como órgão fiscalizador da profissão farmacêutica, mas que também proporciona formação, proporciona a todos os farmacêuticos uma melhor oportunidade de enquadramento e de inserção dentro da nossa profissão”, disse o representante do CFF (Conselho Federal de Farmácia), Osney Okumoto. Após contar um pouco da história da construção da sede do CRF/MS, o representante dos ex-presidentes, Heldir Ferrari Paniago, lembrou da evolução observada na sede e, principalmente no auditório da entidade. “E quanta coisa boa vai acontecer neste auditório, já não vou falar em palestras e homeopatia, vou falar em cursos de extensão universitária, cursos de especialização, de mestrado e de doutoramento. E os jovens vão cada vez mais entendendo essa mensagem, se aglutinando e incorporando esta idéia de que o caminho é por aí, o caminho é estudar, é praticar e exercer o ensino para que de uma forma muito sincera possam retribuir à sociedade aquilo que nós lhe proporcionamos e que a classe tanto espera”. Como representante das empresas parceiras do CRF/MS, o proprietário da Somay, Rodrigo Maia, afirmou que “apostou, acreditou e investiu na parceria sabendo do potencial de diretoria e da filosofia do compromisso com a qualidade que permeia as ações do CRF/MS”. Ele também fez um agradecimento especial ao presidente do CRF/MS, porque segundo Maia, sem a coragem de “Tonzé” jamais inauguraria esta nova era. Emocionado e com a convicção de um representante de classe que vislumbra dias melhores para a categoria, o presidente do Sinfarms (Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Mato Grosso do Sul), Luiz Gonçalves Mendes Júnior, conclamou a classe a se reunir para garantir o direito da população. “Meus colegas, saúdo a cada um de vocês, almejando que se estreitem os laços cordiais entre nós, projetando-os para um futuro em que a saúde pública seja um direito de todos brasileiros irrestritamente”. O presidente do CRF/MS fechou os discursos e afirmou que a nova sede irá suprir toda a demanda de serviços exigida pela profissão. “Uma das vertentes do Conselho é garantir para a sociedade a qualidade dos serviços do profissional que esta Casa tanto exige que esteja presente nos diversos locais”, reforçou. Ele contou que, há aproximadamente dez anos, traçou um planejamento considerado “utópico”, por algumas pessoas, mas que foi colocado em prática gradativamente. Entre as metas do presidente estava o resgate da valorização profissional. “Hoje nós vemos não só o farmacêutico de cabeça erguida, orgulhoso da profissão, como a sociedade exigindo a presença do profissional, porque é o grande aliado e amigo da população”. Segundo o presidente, a conquista foi possível porque o Conselho tem garantido a função precípua de fiscalização. “No quesito cumprir o dever de casa nós estamos cumprindo”, ressaltou. Com a mudança de postura da população, que agora exige a presença do profissional, cria-se uma expectativa na sociedade de que o profissional esteja bem qualificado. Portanto, o CRF/MS passou a atuar em outra frente, a educacional. “Começamos com cursos rápidos, partimos para cursos de atualização e hoje temos mais de 12 cursos de especialização”. A ampliação proporcionará melhores condições de aprendizado aos farmacêuticos, uma vez que as salas do novo prédio serão utilizadas para a qualificação profissional.