CRF/MS instala sistema de cisterna para captação de água da chuva e planeja energia solar

O CRF/MS instalou cinco cisternas para captação da água da chuva em sua sede, fortalecendo ainda mais as ações da política ambiental do conselho. Existem, ainda, outros projetos em andamento, que visam mitigar o impacto ambiental causado pela autarquia, como a redução na geração de resíduos sólidos e a ênfase na reciclagem. Futuramente, há o planejamento para instalação de um sistema de energia solar. “Foram instadas cinco cisternas. Elas coletam água da chuva, cada uma com capacidade para mil litros. A água coletada é reusada na lavagem da calçada e molhar plantas, por exemplo”, explica o colaborador do Conselho, Marcos Félix. A água captada também serve para demais serviços de limpeza e conservação da sede que, recentemente, recebeu reforma completa com novas salas, móveis e mais estrutura para que contribuem com o atendimento da instituição a empresas e profissionais de saúde.
Conselho investiu nas cisternas para atender uma demanda da prefeitura da cidade, mas principalmente, para reforçar às boas práticas de sustentabilidade já exercidas. “É uma entrega feita para atender o público do conselho, que são seus profissionais e empreendedores, e a sociedade que conta com os nossos serviços”, ressalta o presidente do CRF/MS, Flávio Shinzato. Com o volume das últimas chuvas na capital, as cisternas já se encontram praticamente cheias, o que vai gerar uma economia de milhares de litros para o sistema de abastecimento a cidade. Energia Solar O CRF/MS também tem em andamento um projeto para instalação de energia solar. O Conselho está buscando apoio junto ao Conselho Federal, já que o investimento é alto, porém, bastante compensatório. A aquisição de placas solares vai gerar economia, além de ser uma das mais modernas práticas sustentáveis da atualidade. Outras ações Como parte do Projeto de Sustentabilidade, os colaboradores já contam com canecas, garrafas e vasilha para demais alimentos, personalizados e de material reutilizável. O CRF/MS também já adotou a coleta seletiva de lixo.