CRF/MS na Mídia: Nova regra da Anvisa permite que farmácias façam exames de análises clínicas

Na terça-feira, 1º de agosto, entrou em vigor a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 786/ 2023, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A norma trata dos requisitos técnico-sanitários para o funcionamento de laboratórios clínicos, de laboratórios de anatomia patológica e de outros serviços que executam atividades relacionadas a exames de análises clínicas (EAC) no Brasil. O prazo para adaptação é de 180 dias.

Uma mudança prevista na nova RDC é que as farmácias e consultórios isolados poderão oferecer outros testes de triagem, além dos testes rápidos ou imunocromatográficos para detecção da Covid-19, que vinham sendo realizados desde a pandemia, e do autoteste de glicose no sangue que também já era autorizado.

O assessor técnico do CRF/MS, Adam Macedo, falou à TV Morena sobre o assunto.

Confira!